Papa Francisco revela leitura do livro “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire

Conforme noticiado pela Revista Fórum, o Papa Francisco recebeu, no Vaticano, a viúva do Pedagogo Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire,  em encontro privado que durou cerca de 40 minutos.

A audiência fora solicitada viúva e ocorreu há cerca de um mês para pedir ao Bispo de Roma que intercedesse junto aos sacerdotes de sorte a trazerem a público as cartas que lhes foram escritas por Paulo Freire acerca da Teologia da Libertação (corrente latino-americana que defende que a igreja deve estar sempre voltada às necessidades dos menos favorecidos).

Solicitou, ainda, que fossem abertos os arquivos do Vaticano para que se pudesse pesquisar a possível influência do livro “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, nos pontificados a partir de 1970, data de sua publicação.

A viúva de nosso notável pedagogo e grande humanista obteve uma notícia que revela, de pronto, a grandeza da obra de Freire e sua repercussão junto à Igreja Católica: o Papa Francisco revelou ter lido o livro “Pedagogia do Oprimido”.

O livro mencionado por Francisco e todos  os demais livros de Paulo Freire podem ser baixados gratuitamente, no Acervo Paulo Freire.

 

papa-890x395

 

 

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS