Paisagens deslumbrantes criadas com comida

O fotógrafo inglês Carl Warner usa porções de comida como base para criar paisagens deslumbrantes (e deliciosas), que fazem parte de seu projeto chamado Foodscapes. Essas obras de arte engenhosas e criativas são criadas por ele a partir de alimentos frescos como pão, carnes, frutas, legumes e doces.

Há mais de 25 anos, Warner tem trabalhado como fotógrafo no setor de publicidade. Apesar de sua vasta experiência desenvolvendo fotos para anúncios, é seu projeto Foodscapes que tem chamado atenção da mídia internacional.

A inspiração do projeto surgiu em 1999, mas a ideia só começou a ser executada bem mais tarde, em 2008. Em entrevista para o Huffington Post, Warner disse:

“Eu estava caminhando pelo supermercado em um dia qualquer, e vi uns cogumelos Portobello muito bonitos. Eles pareciam árvores exóticas, então eu pensei em levá-los de volta ao estúdio. Eu percebi que precisava de algum plano, então eu voltei ao mercado e comprei um pouco de arroz e feijão para construir um set de trabalho. Funcionou. Eu nunca havia visto nada parecido com isso.”

Desde então, ele tem desenvolvido a ideia, usando seus conhecimentos de iluminação artificial e fotografia para criar novas paisagens. O segredo, Warner diz, é ludibriar as pessoas, fazendo-as acreditar que as cenas são reais, quando, na verdade, são projeções artísticas (fantásticas, por sinal).

Ao planejar cada imagem, Warner decide quais ingredientes vão ser usados e, em seguida, um estilista alimentar e uma máquina de modelar ajudam-no na execução. Todo o processo pode durar semanas. Muitas vezes, as cenas são montadas em partes, de forma que os detalhes dos produtos sejam bem trabalhados.

As imagens criadas por Warner são, ao mesmo tempo, realistas e surreais. Sua arte alimentar inclui navios que navegam rumo ao horizonte, barcos que desafiam mares tempestuosos, florestas, pradarias, desertos, praias e montanhas, entre várias representações excepcionais.

Todos os alimentos foram comidos por Warner e seus assistentes, ou então doados para abrigos. Não houve desperdícios.

Veja então algumas das paisagens deliciosas criadas por Carl Warner:

5a 5b 5c

5e 5f 5g 5h 5i 5j 5k 5l 5m 5n 5o

5r 5s 5t

5z

5p

5aa 5bb 5cc 5dd

*Site do projeto

COMPARTILHE
Eduardo Ruano
Escritor e redator por hobbie e profissão. Me considero uma pessoa racional, analítica, curiosa, imaginativa e em constante transformação. Gosto de ler, escrever, correr, assistir séries, beber e viajar com os amigos. Estudioso de psicologia, filosofia e comportamento humano. Também sou interessado em arte, literatura, cultura e ciências sociais. Odeio burocracias, formalismos e convenções. Amo pessoas excêntricas, autênticas e um pouco loucas, até certo ponto. Estou sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras.



COMENTÁRIOS