O segredo do segredo que não lhe contaram, por Adriana Mangabeira

Por Adriana Mangabeira

Hoje trago uma reflexão sobre o motivo dos livros de auto-ajuda, cursinhos online milagrosos, muito menos a tal história “O Segredo” não funcionarem.
Não funciona porque esqueceram de um ponto chave: VOCÊ.

Sim. Fala-se que o Universo conspira, que o Universo traz as coisas até você… Sim. Só que não.
Você já percebeu isso, claro!
Eu sempre tive um certo ceticismo com isso e agradeço muito, pois este meu ceticismo é que me leva à tantas buscas, para depois ter mais do que fé – que pode ser cega – ter certeza!

Claro que acredito em algumas coisas que não posso explicar por simples constatação e você deve acreditar também. O ceticismo tem que dar lugar a inteligência plena de perceber o invisível atuando e saber que, embora não possamos explicar tudo, que existe , ah isso existe!
Mas vamos ao assunto.

A questão não é que o Universo traga tudo até você. Esta é nossa ilusão de ótica, o que nossa percepção mental cartesiana limitada consegue ver.
O que acontece é a questão da ressonância. Na verdade é que você atrai, magneticamente, aquilo que tem ressonância com sua frequência. Pura física, similar ao evento do imã com metais. O que é isso?

Já reparou que você anda muitas vezes no mesmo lugar e não repara tudo. Um belo dia você diz “Que fantástico! Este cheiro de jasmim… Aqui tem um pé de jasmim, moro aqui há 30 anos e nunca percebi!”
Ou então você tem uma ideia negativa formada sobre casamento. E você tem muitas confirmações. Pessoas sofrendo no casamento, sofrendo com separação e tudo que você precisa pra ratificar suas crenças.

Um dia, sem a menor explicação, após começar a fazer terapia ou ver vídeos da do tipo “eu me amo, me aceito e me aprovo”, você vai a um casamento e chora e chora e chora… E acha lindo e se percebe suspirando e se vendo dentro daquele vestido – aliás, de outro vestido -, um dia.

O grande motivo da não realização dos seus objetivos e do Universo às vezes jogar você pra fila de espera na tal conspiração a favor é: O Universo está conspirando a favor de consolidar aquilo em que você acredita. Lembra do imã?
Você poderia dizer “Ah! Então este Universo deve ser estagiário! Porque eu peço muito bem pedido tudo todos os dias”.

Aí é que está. Você pede. E se você pede, você não tem. Se não tem, se coloca pequeno. Entram aí as crenças sociais e religiosas de que não podemos pedir muito e só vamos receber se formos merecedores.
Não acredito nisso. Acho que todos somos merecedores. Mas, ainda que você tenha bases sólidas que façam você acreditar, você tem uma chave:

É o não merecimento a principal crença que atrai mais e mais do mesmo. Mudança já! A terapia e o autoconhecimento são fundamentais nesta correção sobre sua auto-imagem. Uma atualização do seu sistema operacional interno necessária.
Ainda: Se você “pede” você não tem poder pessoal. Não se conscientizou que é você mesmo que realiza e materializa de dentro pra fora.

Isso não é misticismo nem tampouco contradição com o que já disse. É pura lei da física. Nossa frequência pode ser medida em hertz. Cada pensamento, emoção e contato visual, olfativo e outros geram descargas e disparos que mexem em todo nosso funcionamento e, consequentemente na frequência resultante a cada segundo. É o que você escuta falar sobre vibração. Sim. Isto é real e pode até ser medido.

Mas, como você não ficará medindo a cada segundo, pode perceber no corpo as sensações de compressão e expansão. Assim como todo o Universo, o cosmos, o planeta e tudo que existe, como sendo parte disso, você, claro, funciona na mesma cadência. Isso acontece todos os dias , várias vezes ao dia e é natural, benéfico.

Se você está em confiança, abre, fica receptivo, expande. Se está em defensiva, recolhe, contrai. Isso é bom. Mas se houver excesso de medo e traumas, você viverá mais contraído e não receptivo do que o oposto. Isso pode ter a ver com experiências passadas e de seus pais.

Porém, você tem algo valioso: consciência que pode lhe render discernimento e gerenciamento.
Gerenciamento porque você precisa estar com sensações de expansão (peito aberto por exemplo), para estar na boa vibração de materialização. Então, aí sim, você começa a visualizar-se já vivenciando. E não é misticismo do Segredo não. É física.
Sugiro os filmes, já antigos, “Quem somos nós” e “Ponto de Mutação”.

Simplesmente toda a realidade percebida por você, assim como o jasmim e o casamento, são espelhos dos seus conteúdos internos, que refletem e geram sua vibração (frequência). Se você pede, materializa cada vez mais a condição de pedinte. Ou consolida cada vez mais os problemas que pede resolver. Simplesmente um fenômeno físico nada mais.

Se Deus é o grande Criador, então ele criou todo o Universo segundo as Leis da Física. Todo o nosso trabalho tem sido apenas desvendar para compreender isso.
Então usemos nosso potencial criador. E, assim, geramos uma vibração de abertura e receptividade que atende nosso pedido.
Mas o que trago a você agora?

Um desafio de, além de desejar assertivamente, além de visualizar-se já vivenciando, sustentar este estado de que já é sua própria realidade e assim, inevitavelmente, naturalmente, mais e mais se fará real e concreto como sua própria vida, sustentar a vibração.
O que é isso?

Claro que anos de condicionamento limitante vão lhe puxar com muito mais força pra “trás” do que seu movimento – ainda frágil e que precisa ser muito nutrido por muito tempo para consolidar “pra frente”. Os obstáculos vão aparecer e parecer intransponíveis.
Calma! São apenas suas memórias e paradigmas do antigo condicionamento.

Pare, respire e pense “A única realidade é o que vibro em mim”.
Tome um tempo, antes de deixar que o medo se cristalize e comece a atuar em você como uma segunda personalidade,
visualize toda a realidade, não desejada, mas concreta em você.

Agora o Segredo é que você gerencia o processo se compreender como funciona e agora o mais importante:
Funciona se você aprender a se amar primeiro, se aceitar, sair do paradigma de ter que tornar-se algo que não é. Na verdade você está no mundo para manifestar o que você é e libertar-se do que não é (condicionamentos para ser amado e aceito).

Isso só acontece se estiver paz. Esta paz vem do sentir-se adequado e não de sentir-se aprovado, a partir de de si mesmo, nutrir minuto após minuto os seus mais lindos, merecidos e genuínos sonhos. E mais importante: Sustentar a vibração na materialização. Nutra até que ele se torne grande, bem grande!
Seja feliz. Hoje. Agora.

COMPARTILHE
Adriana Mangabeira
Terapeuta e Master Coach, atua com múltiplas ferramentas como consultora e facilitadora de Caminhos pessoal, organizacional ou empreendedora. Através de artigos, palestras, treinamentos, webinários promove respostas, direcionamentos, propósito, fluxo e relacionamentos lúcidos, harmônicos e produtivos.



COMENTÁRIOS