O legado emocional das mulheres sábias

Minhas avós são as mulheres mais sábias que conheço, mesmo que o tempo as tenha esquecido, mesmo que o mundo agora soe desafinado aos seus ouvidos.

O legado destas mulheres sábias será transmitido de geração em geração, com muito amor e palavras sussurradas antes de dormir: nos conselhos e sorrisos que dizem muito, muitas vezes sem pronunciar palavra alguma.

As mulheres mais sábias se vestem de mil vidas a cada ano vivido, sabem mais de superação do que qualquer livro de autoajuda, e guardam dentro de si essa essência que nem o tempo e as mudanças conseguem apagar. É a sabedoria da coragem e o amor incondicional que não cobra, mas que nos enriquece, apoia e protege.

A herança das nossas gerações passadas, das nossas avós, é o testemunho de uma mulher que deixou seu legado de sangue e afeição, às vezes conflitante, mas sempre intenso e decisivo.

Falaremos hoje do vínculo tecido ao longo do tempo entre três gerações: avós, mães e filhas. É uma ligação de grande importância a nível físico e emocional.

MUJERES-LEGADO

O vínculo invisível das mulheres sábias

Podemos dizer que as avós são as artesãs mais qualificadas desse conhecimento que é transmitido sem palavras.

Muitas vezes as observamos em seus rituais precisos: como arrumam suas coisas, cuidam das nossas roupas, preparam com carinho pratos deliciosos, como trançam seus cabelos brancos a cada manhã, para depois fazer um coque com muita precisão.

Em cada um dos seus movimentos, em cada gesto, não se escondem somente anos de prática, mas o silêncio das emoções guardadas por toda vida.

Na realidade, nunca chegaremos a conhecer todos os segredos vividos em sua juventude, suas dores e desilusões. Isso já não importa mais; o tempo passou e trouxe a cura.

Elas transmitiram para suas filhas o seu conhecimento de vida, que fala de coragem e verdades que transcendem o tempo. No amor, temos que ser prudentes: não entregue seu coração a quem não merece; do sofrimento é melhor nem falar, mas as alegrias devem ser mostradas com orgulho.

O estilo de criação das mulheres sábias

Os especialistas dizem que elas tratam os netos de forma diferente de como trataram seus filhos. Elas têm um papel significativo, mas muito mais relaxado.

Já não existe a pressão de guiar os passos dos filhos com o esforço cotidiano, com a determinação que as faz se esquecer delas próprias.

Os netos são um presente para sua maturidade e uma renovação de vida. Seu amor é incondicional, e elas deixam para seus filhos a responsabilidade de educar e colocar limites.

As avós exercem a figura da árvore que oferece raízes e transmite segurança aos seus netos, e o equilíbrio de um afeto que não conhece tempestades.

Há sempre algum doce no forno, uma cadeira na frente de uma janela para olhar o céu e as nuvens, recordar o passado e relembrar muitas histórias; são fatos que sempre recordaremos com muito carinho.

d149dc1ca0618f7c607075c71f8825b3

As experiências dessas mulheres corajosas e de olhar sincero nos falam de resiliência. Na realidade, não importa a nossa idade, essas mulheres são muito importantes para nós.

Percebemos intuitivamente que elas já superaram coisas que nem suspeitamos. Enfrentaram batalhas para se fazer respeitar, aprenderam a levantar a voz quando lhes exigiam silêncio, e talvez tenham renunciado a muitos dos seus sonhos.

Esses sonhos, que um dia projetaram em nós e em seus netos: esperanças e sonhos que guardam dentro dos seus corações. Nenhum amor é tão sincero como o dessas velhas senhoras. As mulheres sábias…

Não acredito no eterno feminino, uma essência de mulher, algo místico. Ninguém nasce mulher, torna-se mulher.
Simone Beauvoir
Texto original em espanhol de Valeria Sabater
Fonte indicada: A Mente é maravilhosa
COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS