Manipulações fotográficas brilhantes de Erik Johansson

Um fotógrafo e artista sueco chamado Erik Johansson criou um portfólio de fotografias incrivelmente surreais, usando uma combinação de recursos visuais, fotografias originais e edições no Photoshop.

Johansson começou a pintar e desenhar desce muito cedo, influenciado por sua avó, que era pintora. Ele ganhou sua primeira câmera digital com 15 anos de idade, quando um mundo inteiramente novo se abriu em sua vida. Enquanto estudava fotografia, ele adquiriu forte interesse pelo surrealismo e, por meio de manipulações fotográficas, passou a criar cenários vívidos e surreais.

O sueco transforma paisagens naturais autênticas em fotos maravilhosamente genuínas e complexas, nas quais fantasia e realidade se complementam.

Cada imagem é criada a partir de várias partes de outras fotografias, e todas são manipuladas minuciosamente por Johansson através de programas de edição e design (como o Photoshop). As composições do fotógrafo distorcem o mundo natural e desafiam as leis da física.

Por um lado, seu trabalho é inacreditável, por outro, os retoques fazem parecer que as fotos são de fato reais.

O processo de criação adotado por Johansson não é tão simples. Primeiramente, a imagem é desenhada a partir de uma ideia básica. Em seguida, ele planeja tudo o que é necessário para montar o cenário, e identifica quais são os locais adequados para fotografar. Estes locais formam a estrutura para a foto, o que ele chama de “matérias-primas”. Depois, ele adiciona e organiza os materiais adicionais que farão parte do cenário, tais como modelos de papelão e tintas, que também são fotografados. A parte final é mixar as fotos. Esse processo todo pode levar semanas ou meses para ser realizado, e funciona, mais ou menos, como a montagem de peças em um quebra-cabeça. Segundo o fotógrafo, esse serviço é bastante divertido, embora ardiloso.

Em seu site, Johansson escreve que ele usa a fotografia como um meio de coleta de materiais para realizar as ideias em sua mente.

As imagens de Erik Johansson são tão bem manipuladas que parecem mágicas. Veja:

erikjohansson_a erikjohansson_b erikjohansson_c erikjohansson_d erikjohansson_e erikjohansson_f erikjohansson_g erikjohansson_h erikjohansson_i erikjohansson_j erikjohansson_k erikjohansson_l erikjohansson_m erikjohansson_o erikjohansson_p erikjohansson_r erikjohansson_s erikjohansson_t erikjohansson_u erikjohansson_v

erikjohansson_x

*Site de Erik Johansson

COMPARTILHE
Eduardo Ruano
Escritor e redator por hobbie e profissão. Me considero uma pessoa racional, analítica, curiosa, imaginativa e em constante transformação. Gosto de ler, escrever, correr, assistir séries, beber e viajar com os amigos. Estudioso de psicologia, filosofia e comportamento humano. Também sou interessado em arte, literatura, cultura e ciências sociais. Odeio burocracias, formalismos e convenções. Amo pessoas excêntricas, autênticas e um pouco loucas, até certo ponto. Estou sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras.



COMENTÁRIOS