Fotógrafa traduz o amor pela bisavó com Alzheimer através de imagens…e palavras.

Foi através do que a fotógrafa Ravena Rosa chama de “ausência de palavras” que as imagens ganharam a forma de uma ilustração de amor e atenção.

O que Ravena, ao nos confiar suas fotografias e intimidade não sabia é que, através de sua descrição, as mais lindas palavras foram ditas.

As falas de Ravena estão em destaque e, assim como as fotos, dizem absolutamente tudo que ela pensou que não sabia dizer…

“Eu não sou muito boa com as palavras. Não sei me expressar dizendo nem escrevendo… Por isso eu leio e leio muito e fotografo. Sou fotógrafa e  estou fazendo uma série fotográfica do Alzheimer de minha bisavó.” (Ravena Rosa)

8
Fotografia: Ravena Rosa

“O vazio de saber que ela já nem sabe quem eu sou doi muito. (…) E, no final das contas, acho que quem menos sofre é a minha própria avó com a doença. Afinal ela nem sabe que esta doente…”

3
Fotografia: Ravena Rosa
4
Fotografia: Ravena Rosa
5
“Não sei o que dizer, não sei como agir, eu só seguro nas mãos dela.” Ravena Rosa

“Eu gostaria muito de dizer aos meus familiares como me sinto, mas a forma em que eu encontro de me expressar é fotografando e adivinhem… ninguém da minha família viu essas fotos, então parece que eu não ligo para a situação. Mas a verdade é que eu me importo e me importo tanto. Em algum lugar tem outra pessoa passando pela mesma situação de não saber lidar.” 

7
Fotografia: Ravena Rosa
6
Fotografia: Ravena Rosa

 

8
Fotografia: Ravena Rosa

“Não são fotos bonitinhas que maquiam a doença. É a realidade nua e crua. Dura, dolorida, triste.. Eu sinto vontade de fotografar cada vez que me pego reparando o olhar longe dela, como se estivesse procurando algo. E é ai que eu registro. Me sinto deslocada e perdida mediante a situação. Não sei o que dizer, não sei como agir, eu só seguro nas mãos dela.”

9
Fotografia: Ravena Rosa
10
Fotografia: Ravena Rosa

Obrigada, Ravena. Nós aqui da CONTI outra ficamos muito orgulhosos do seu trabalho e honrados por compartilhar esse seus sentimentos tão doces e gentis…Temos a certeza que mesmo sem a maioria das lembranças, sua bisavó sente o afeto que é direcionado à ela.

2
Fotografia: Ravena Rosa
1
Fotografia: Ravena Rosa

 

Força para família e para todos que também estão passando por essa batalha.

COMPARTILHE
Josie Conti
Blogueira e empresária. Após trabalhar anos como psicóloga, abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais. Hoje, a Josie Conti ME e sua equipe trabalham prioritariamente na internet na administração funcional, editorial e publicitária de redes sociais e sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil, além de várias outras fan pages que totalizam cerca de 6.5 milhões de usuários. É idealizadora da CONTI outra, o projeto inicial que leva seu nome.



COMENTÁRIOS