12 filmes que abordam o racismo em sua temática

Em um mundo onde pessoas são julgadas a todo momento, diversas formas de preconceito se fazem cada vez mais presentes. Seja com idade, religião, aparência, opção sexual, gênero, peso, raça ou classe social, sempre existe alguém apontando o dedo para alguma atitude, opção ou situação que, na maioria das vezes, é diferente do que pensa ou está acostumado a ver.

O fato é que pelo tempo de existência do ser humano e pela evolução que já tivemos em tantos aspectos, a não aceitação das diferenças – que, na verdade, não são diferenças – torna-se algo absolutamente revoltante.

HISTÓRIAS CRUZADAS

O filme conta a história de Skeeter, uma garota de classe média alta na cidade de Jackson, no Mississipi, nos anos 1960, que volta a sua cidade natal para ser uma escritora. Percebendo as diferenças sociais entre as mulheres negras e as brancas da sociedade, começa a entrevistar aquelas que, na maioria dos casos, trabalham como empregadas domésticas cuidando dos filhos das brancas. Aibileen Clark, a empregada de sua melhor amiga, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo.

1

A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA

O filme de Tony Kaye, de 1998, conta a história de Derek, um jovem neo nazista que é preso após matar um homem negro. Ao sair da prisão, suas ideias mudaram, e ele precisa impedir que seu irmão mais novo percorra o mesmo caminho. A obra mostra como o ódio racial acaba com a vida (tanto de agressores como de agredidos).

2

QUANTO VALE OU É POR QUILO?

O filme é uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII, um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

3

A COR PÚRPURA

O filme, de Steven Spielberg, conta a história de Celie, uma adolescente violentada pelo pai, que engravida e depois é oferecida a outro homem contra a sua vontade. Separada do filho e da irmã, Celie tem sua trajetória de vida marcada pela opressão durante trinta anos, até sua emancipação.

HOTEL RUANDA

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Com diferenças mínimas de etnia, as duas populações tinham séculos de ódio acumulado, que explodiram com a morte do ditador Juvenal Habyarimana. Armados de facões e paus, os tutsis eliminaram 20% da população do pequeno país africano, durante 100 dias ignorados pela comunidade internacional. , os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina, que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

5

DJANGO LIVRE

Depois de revirar a história do nazismo em “Bastardos Inglórios”, Quentin Tarantino mergulhou na escravidão americana e saiu dali com uma proposta igualmente provocativa: a de um escravo que é comprado e liberto por um branco, para se tornar seu parceiro na caça pela cabeça de donos de escravos (e de quaisquer outros homens que valham uma boa recompensa). Django ainda toma para si a missão de libertar a esposa do mais cruel dos fazendeiros, fazendo-se passar por um olheiro de escravos lutadores.

6

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

O filme se passa em 1841 e conta a história de Solomon Northup, que é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

7

INVICTUS

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

8

PRECIOSA

O filme se passa no bairro do Harlem, em Nova York, no ano de 1987. Nele, Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que a ajudá a lidar melhor com sua vida. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, refugiando-se em sua imaginação.

9

CRASH – NO LIMITE

Jean Cabot é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

10

QUASE DEUSES

Após perder o emprego de marceneiro e todas as suas economias durante a Grande Depressão, jovem é contratado como faxineiro por um hospital. Nesse ambiente, um médico descobre sua enorme inteligência e ambos passam a trabalhar juntos. Porém, suas conquistas são minimizadas, pois ele, além de não ser médico, era negro.

11

ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR

Em São Francisco, Matt Drayton e Christina Drayton, um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton, sua filha, está noiva de John Prentice, um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

12

FONTEGuia da semana
COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS