Estudo revelou que terapia online pode reduzir drasticamente o risco de suicídio

Um estudo realizado na Universidade de New South Wales, Austrália, mostrou resultados animadores para o tratamento por terapia online de pacientes com risco de suicídio.

Baseados na abordagem comportamentalista, os profissionais atenderam, via internet, 300 pacientes encaminhados por seus médicos. O tratamento foi baseado na aplicação de um programa de 6 lições em terapia cognitiva e os resultados mostraram que o método foi capaz de reduzir dramaticamente tanto a depressão quanto os pensamentos suicidas dos pacientes independente do sexo ou da idade.

“Os profissional que realizam atendimentos na web para pessoas com depressão têm sido cautelosos sobre o tratamento de pessoas que têm  , mas este estudo mostrou que a intervenção para essas pessoas pode ser muito bem sucedida”, disse o principal autor do estudo, o professor Gavin Andrews, da Escola de Psiquiatria da Universidade de New South Wales .

“Antes do curso, metade das pessoas que preenchiam os critérios para depressão pensavam que estariam melhores mortas. Quando elas concluíram o curso 10 semanas depois, metade das 300 pessoas deixou de preencher os critérios para a depressão, e metade das pessoas que antes preferiam estar mortas já não pensavam mais dessa forma”, disse o principal autor do estudo, o professor Gavin Andrews da Escola de Psiquiatria da universidade.

Lembramos que os pacientes que integraram o grupo pesquisado foram encaminhados por seus próprios médicos, logo, certamente estavam assistidos de medicação apropriada quando o caso demandasse essa intervenção.

Resultados da pesquisa encontrados em: Medical Xpress

Precisa de ajuda?

Psicóloga Elisângela Aparecida SiqueiraElisangela

Terapia Online

Faça contato pelo site e tire suas dúvidas

www.apsicanalistaonline.com.br

 

Você achou esse assunto relevante? Compartilhe!

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS