Em pouco minutos, canal do Youtube ensina Psicologia de maneira fácil e lúdica

Minutos Psíquicos apresenta informações através de pequenos vídeos. Teoria e ilustrações são apresentadas de maneira simultânea propiciando um aprendizado que atinge diversos sentidos do espectador que, de maneira divertida, aproveita o viés artístico da criação e aprende descontraidamente.

O time é formado por três pessoas: André Rabelo, psicólogo,  é o roteirista e narrador, Pedro Costa, biólogo, é o editor de vídeo e áudio e Pedro Tavares é o ilustrador. A equipe também recebe a colaboração da Ana Paula Oliveira, que já fez a ilustração de alguns dos vídeos.

Olha aqui a carinha do pessoal:

Capturar

O que eles fazem:

O principal objetivo do trabalho é divulgar a ciência através dos vídeos do canal. O entusiasmo e a inovação são as principais marcas do grupo que tenta (e consegue) envolver o expectador com toda a informação. A ideia da informação em construção, além de prender a atenção de quem assiste, também gera aquela ansiedade por um “algo mais” que é fornecido a cada novo desenho e dado apresentado. Como muitos sabem, a aprendizagem é fortemente influenciada pela atenção e pelo emocional. E, tornar o acesso ao conhecimento prazeroso, faz com que informações que poderiam passar despercebidas tornem-se mais marcadas, daí a verdadeira e permanente aprendizagem.

Vejam como isso acontece no vídeo abaixo que fala sobre a Depressão e, não por acaso, foi um dos que obteve os maiores números de visualizações do canal.

O trabalho dos Minutos Psíquicos parece nos mostrar que o entusiasmo que alguém terá com um conteúdo está muito mais relacionado com a maneira como ele será apresentado do que com o conteúdo em si.

De onde eles vieram:

O canal foi uma ideia do psicólogo André Rabelo que criou vida no final de 2013. Ele conta que gostava, e ainda gosta, muito de escrever em seu blog “SocialMente“, mas achava que deveria explorar um formato diferente para que a divulgação atingisse mais pessoas. Como considerava o formato de vídeo muito mais atraente, resolveu arriscar e criou o canal. O Pedro Costa e o Pedro Tavares foram chegando na sequência e deram ao time a sua característica multidisciplinar tão atraente em conteúdo e estética geral. Desde então, eles não pararam mais de fazer os vídeos que são lançados quinzenalmente.
Hoje o canal conta com cerca de 65 mil inscritos, número muito significativo para o tempo que estão no ar. E, mesmo que tudo tenha começado sem grandes ambições, o retorno atual dos telespectadores deixa a todos cada vez mais empolgados tanto para a continuidade do projeto quanto para a importância do mesmo no que se refere à transmissão de informação de qualidade.

Para onde eles vão:

Até o final do ano o canal deve atingir 2 milhões de visualizações. Quem conhece o trabalho sabe que os números desse pessoal só tende a crescer tornando-os cada vez mais populares!

Abaixo, mais alguns dos vídeos que fizeram mais sucesso no canal:

Agressivo, passivo ou assertivo?

A sua memória é boa?

Para saber mais e acompanhar:

Links importantes:

Site: http://minutospsiquicos.com/

Loja Psíquica: http://loja.minutospsiquicos.com/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/minutospsiquicos

Página do Facebook: https://www.facebook.com/minutospsiquicos/

COMPARTILHE
Josie Conti
Blogueira e empresária. Após trabalhar anos como psicóloga, abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais. Hoje, a Josie Conti ME e sua equipe trabalham prioritariamente na internet na administração funcional, editorial e publicitária de redes sociais e sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil, além de várias outras fan pages que totalizam cerca de 6.5 milhões de usuários. É idealizadora da CONTI outra, o projeto inicial que leva seu nome.



COMENTÁRIOS