Direito à incompletude

Por Lourival Antonio Cristofoletti

Habilitar-se a oferecer conselhos quando a inquietação alheia pede, mesmo se vendo, se sentindo, se mostrando de uma maneira frágil, mesmo sendo limitado, confuso, imperfeito: a verdade interior liberta-se em distintos tons e tem o direito a diferentes roupagens na roda da existência.

Libertar-se do sentimento de culpa pelo que fez de equivocado, pelas decisões que não tomou, pelos recuos que insistem em passar recibo de sua falibilidade: certamente não havia, em cada específico contexto, não muito mais que pudesse ter sido feito.

Em cada tropeço reside um aprendizado a ser desvendado, cada hesitação surpreende oferecendo trilhas distintas que teimam em desembocar em escolhas. Os ensinamentos, todos lá: nas experiências pelas quais passou, do jeito que elas souberam acontecer, mesmo revirando consciências de cabeça para baixo.

E a renovação pede espaço para que aconteça com trejeitos de festejos ao oferecer a certeza de que a incompletude de cada um consiste na mais pura manifestação da incipiente condição de humana e uma esperança de transformação que reverbere entre os incautos, os incrédulos, os despreparados, carentes de redenção.

Há sempre um desafio para que haja a descoberta de uma face mais harmoniosa e a sensação um pouco menor de catatonia face às interrogações do mundo. Entender, nem que seja de soslaio, que o sofrimento fornece chaves para que sejam abertos espaços interiores para incipientes espasmos de iluminação.

LOURIVAL  ANTONIO CRISTOFOLETTI

LAC - Close - DSC0 1760Paulista de Rio Claro e residente em Vitória/ES. É mestre em Administração pela UnB – Universidade de Brasília, Analista Organizacional e Consultor em Recursos Humanos. Atualmente atua como professor na Graduação e MBA na FAESA – Faculdades Integradas Espírito-Santenses; Instrutor na UFES – Universidade Federal do ES e na ESESP– Escola de Governo do ES.

Livro publicado: COMPORTAMENTO: INQUIETAÇÕES & PONDERAÇÕES
Livraria Logos (vendas pelo site)

E-mail de contato: : lourival.cristof@uol.com.br
No Facebook: Lourival Antonio Cristofoletti No Instagram: lourivalcristofoletti

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS