Dica de livro: O Diário de Helga

Informações técnicas:

Título: O Diário de Helga – O relato de uma menina sobre a vida em um capo de concentração.

Título Original: Helga’s diary – A Young Girl’s Account of Life in a Concentration Camp

Autor(a): Helga Weiss

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Edição: 1

Páginas: 256

“Das 15.000 crianças que foram para o campo de concentração de Terezin, calcula-se que apenas 100 estavam vivas no final da guerra. Helga Heiss foi uma delas. Seu diário inédito, escrito entre 1938 e 1945, revela como uma menina conseguiu sobreviver ao Holocausto”.

1201841-250x250 (1)A respeitada artista plástica Helga Weiss é autora de um dos mais comoventes testemunhos do Holocausto. Aos 83 anos, ela vive em Praga, no mesmo apartamento em que morou com os pais antes da deportação. Em 1938, por ocasião da ocupação nazista em seu país, a menina de 8 anos, filha de um bancário e uma costureira, começou a escrever e a desenhar suas impressões sobre tudo que aconteceu com sua família. Em um caderno, Helga narra a segregação dos judeus ainda em Praga, a desumana rotina de privações e doenças de Terezín e sua peregrinação ao lado da mãe por campos de extermínio como Auschwitz, onde escapou por pouco da câmara de gás.

Um livro sobre a capacidade humana de superação e resiliência diante de uma condição humana extrema e do poder avassalador do mal.

Uma história comovente de uma menina que sobreviveu aos horrores dos campos de concentração na Segunda Guerra.

A indicação de leitura é de nossa página parceira Psique em Equilíbrio

Encontro no livro pelas links abaixo:

Saraiva

Submarino

Cultura

Americanas

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS