Decepções que nos fazem abrir os olhos e fechar o coração

As decepções devem nos ajudar a crescer como pessoas, e devemos aprender a aceitá-las e deixá-las fazer parte do nosso ser para que suas marcas não nos impeçam de avançar.

 Quantas decepções você já passou ao longo de sua vida? Com certeza, muitas. No entanto, tem algumas que nos fizeram mudar de algum modo. Através destas experiências, temos aprendido a ser mais prudentes e, quem sabe, mais desconfiados.

Dizem que toda decepção tem seu impacto emocional no ser humano. Existem decepções que nos fazem abrir os olhos e fechar o coração. É, portanto, um processo normal que faz parte de nosso ciclo vital. Então, é conveniente saber controlá-las de modo adequado para que não acabem fechando o nosso coração para sempre.

A vida deve ser sempre um convite contínuo para tentar, arriscar, a manter a ilusão. E, claro, toda decepção dói, mas se as vivemos é por algum motivo: para aprendermos algo.

As palavras ou a escolha de alguém não define você como pessoa

mulher-praia-com-mariposas-500x310-500x310

Há quem, depois de ser rejeitado, pensa que não ter valor como pessoa, olha-se no espelho e se convence de que não tem nada de positivo em sua imagem, que não agrada, que a sua personalidade parece não ter sido feita para encaixar com outros parceiros.

  • É um erro. A opinião de uma pessoa não define o que você é. É a sua palavra, é o seu mundo, as suas crenças e nada disso tem a ver com você, por mais alta que seja a sua estima por ela.
  • As decepções que sofremos de uma ou várias pessoas são apenas provas de que, na verdade “não encaixamos com seus mundos”. E, acredite ou não, existem muitos mais mundos, mais universos criados por pessoas maravilhosas que se encaixarão com seus cantos, vazios  ou fendas.
  • A complexidade das decepções é que em certas ocasiões, as recebemos de pessoas que são muito significativas. Por tanto, é normal sofrê-las.
  • Então, esse sofrimento deve ser específico e não se prolongar para sempre em nosso coração, ou ficaremos prisioneiros de nossos próprios inimigos. As decepções chegam, e depois, nos devem servir de aprendizagem.

É essencial “desativar” toda emoção negativa de suas lembranças para poder avançar.

Como controlar as decepções

De fato, tem decepções que nos fazem abrir os olhos e fechar o coração. O mundo é complexo, e as pessoas com as quais nos relacionamos nem sempre agem como nós esperamos.

De qualquer forma, temos ter muito claro que os outros também podem se decepcionar conosco de um modo ou de outro.

Daí, vale a pena ter em conta estas simples dicas:

Valorize as pessoas como elas são, não crie grandes expectativas

O melhor para viver em paz e equilíbrio é vivermos dia após dia e não criar altas expectativas. Uma coisa é certa, que se tem algo que todos necessitamos é poder confiar nas pessoas que queremos.

Se elas falharem, você tem todo o direito de se sentir irritado ou indignado.

Contudo, algo que pode nos ajudar muito é evitar ideias como “meu companheiro vai me ajudar em tudo e vai fazer tudo por mim”, “meus amigos estão de acordo com tudo o que eu faço e estão à minha disposição em qualquer momento”.

Não caia nestas ideias. Não espere tudo dos outros, espere tudo de si mesmo.

Evite as decepções permanentes, busque sua própria cura

As decepções são aspectos que nos vão acompanhando por toda a vida. O mundo nunca irá mudar nossas expectativas. Nossos seres queridos podem errar conosco, sobretudo aquelas pessoas a quem mais admiramos nos demonstram, de vez, em quando que também não são infalíveis.

 Devemos assumir, mas nunca desistir. As decepções abrirão seus olhos e as chances são de que depois delas, você será mais cauteloso, prudente e até cético.

Isso é normal, mas tente não cair em:

  • O negativismo.
  • A falta de confiança no ser humano em general.
  • A perda da ilusão.

Esta é a última coisa que devemos nos tornar: em pessoas embainhadas pela tristeza, essa ferida causada por uma decepção que nunca cicatriza.

As decepções nos ferem e nos mudam, mas você nunca deve deixá-las  fecharem as portas para o seu próprio progresso.

  • A vida é mudança e é aprendizagem. Existem aspectos negativos que devemos assumir para depois poder avançar.
  • Às vezes, uma decepção nos faz sair de um engano em que estávamos vivendo. É algo que você deve considerar, porque às vezes elas são necessárias para enxergar uma realidade da qual não se tinha conhecimento:

Que aquela pessoa não respeitava a forma como você pensava, que mentia nas suas costas, que era egoísta e priorizava a si mesmas acima de tudo…

maçã-árvore-500x486-500x486

Não veja as decepções como fatos intransponíveis, pois, às vezes, são até mesmo necessárias. Para sair delas, para enfrentá-las, você deve entrar em contato consigo mesmo para recuperar a sua autoestima, e , depois, precisa ser capaz de confiar novamente.

Há sempre pessoas boas; há sempre milhares de projetos que podem lhe dar ilusão e fazer você feliz. A esperança é algo que nunca acaba enquanto você a mantém dentro do seu coração.

FONTEMelhor com Saúde
COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS