Como identificar um tolo irremediavelmente ignorante.

Por Tereza Cristina

Peito cheio e inflado, um sorriso de deboche pouco disfarçado e… lamento informar, mas você pode ser ou pelo menos conhecer um bobo da corte que ainda não descobriu sua verdadeira identidade.

Se esse for o caso, aí vai uma ajudinha para o seu enxergômetro.

1.  O tolo irremediavelmente ignorante acha que tem todas as resposta, mas ainda não conseguiu nem mesmo formular as perguntas.

Ele é aquele que acha que tem resposta para tudo. Ele sabe tudo. Oswaldo Montenegro falou desse cara na música “Simpatia de giz”, nesse seu ” jeito de ser o que você queria ser, mas não é”.  O tolo quer manipular o mundo a começar pela vida do vizinho. Sinto muito. Mas quem acha que sabe todas as respostas, normalmente não aprendem sequer a formular as perguntas. Afinal, a vida é um mistério e é nisso consiste o seu encanto. Acorda.

2. Ele acredita que uma religião é melhor  que qualquer outra religião do mundo.

A ignorância do tolo o cega. Toda religião rasa segrega os homens. A religião profunda, seja ela qual for, agrega, humaniza e irmana os homens. Se você, portanto, é um proselitista, melhor se tocar. O  mundo não precisa de pensamentos como esse.

3. O tolo acredita em tudo o que uma mídia diz, e não confere outras fontes.

Se você só liga uma única estação de televisão ou jornal, então você pode ser um peixinho de aquário com ração regrada. Nenhuma fonte é imparcial.

4. O tolo não é capaz de dizer quando foi a última vez que leu um livro.

Se você gasta todo o seu tempo livre jogando videogames, mexendo no celular ou assistindo TV, então você pode ser um tolo irremediavelmente ignorante. Televisão não requer nenhum processo de pensamento elaborado, ao passo que a leitura é uma experiência de aprendizagem que treinará a sua mente para a reflexão.

5. O tolo irremediavelmente ignorante não é capaz de ter conversas racionais com pessoas que discordam do seu ponto de vista.

Dono da verdade, não é? Ele não pode respeitar as pessoas que vêem as coisas de forma diferente indicando altos níveis de desinteligência. A internet está repleta de pessoas assim. Sem ler, sem tentar compreender o que o outro leu ou tentou dizer, vão logo postando as suas verdades irrefutáveis de maneira muito mais agressiva do que argumentativa.  O tolo ainda não percebeu que, ao “trocar ideias”, poderia enriquecer seus pontos de vista. Ouvir o que o outro tem a dizer não significa concordar e sim ter maturidade para aceitar o diferente. Fraco é aquele que teme as diferenças e, por isso, precisa atacá-las.

 6. O tolo insulta pessoas com base em suas crenças, cor da pele ou orientação sexual

Se você julga as pessoas pela sua fé, cor, ou orientação sexual, então você pode ser um tolo irremediavelmente ignorante. O seu deus, seja ele qual for, deve ter muita vergonha de você. Podendo fazer uso da inteligência de modo a amar e a respeitar o próximo, você se atém a apontar o dedo e a atirar pedras, esquecendo-se que a desgraça de um único humano é retrocesso da humanidade inteira.

7. O tolo vota estritamente em dado partido político e o defende sem pensar.

Se você votar  em um candidato sem qualquer consideração acerca da posições que ele toma sobre questões que são importantes para você, então você pode ser um tolo irremediavelmente ignorante. Se você o defende quando o nome dele está estampado nos jornais e todas as provas indicam que ele é uma fraude e ate rompe amizades, temos que ponderar se você é mal intencionado, se é intimamente corrompido ou se é “só” um tolo mesmo.

 8. O tolo é um competidor compulsivo.

Se você não pode ser feliz sem se comparar com o outro, sem se sentir mais rico ou mais bem colocado socialmente que ele, então você sustenta uma máscara visto que sequer superou a si mesmo. O vaidoso limita-se em sua pequenez, o arrogante afugenta-se de sua insegurança. Calha refletir. Quando alguém percebe que só o que vale é o Ser, a competição acaba. E você vai desejar que todos o “sejam” também.

9. O tolo entende que toda indireta foi feita para ele.

O tolo é egoísta e não consegue entender que o mundo não gira em torno dele. Ao ler materiais como esse, ele fica ofendido e já parte para o ataque. Afinal, tudo parece tanto com ele que ele precisa se defender.

10. O  tolo irremediavelmente ignorante não muda e nem reflete quando percebe indiretas. E você?

 ***

Você achou esse conteúdo relevante? Compartilhe!

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS