Carta para uma amiga de vinte e poucos anos

Fui para o trabalho ouvindo, pelo whatsapp, você contando sobre os últimos acontecimentos da sua vida (caraca, em duas semanas dá para acontecer muita coisa!). Não sei se a vida, aqui no Brasil, anda meio em círculos ou se você está numa daquelas épocas da vida em que tudo acontece ao mesmo tempo, mas fiquei até perdida com tanta informação

Vamos por partes. Sobre a briga com seus pais, quase chorei junto com você, haha. É uma merda essa situação, mas acho importante que existam essas conversas “de lavagem de roupa suja”, para a gente perceber que nossos pais são tão humanos quanto a gente. Eles têm as mesmas dúvidas e questões que a gente tem, mesmo sendo mais velhos e mais experientes. E, sim, isso é bem assustador.  A gente passa a vida achando que nossos pais são de ferro, mas, muitas vezes, eles estão mais perdidos que a gente. E, pensa bem, deve ser um desespero ver você formada, morando um tempo fora, mas sem saber exatamente o que você quer fazer da vida, sem um emprego estável.

No fundo, eu acho uma bobagem isso de ter que escolher o que fazer da vida, já que a vida são várias coisas, pessoas e camadas. Mas isso é só preocupação, porque eles são de outra geração e não entendem que, hoje em dia, ter faculdade não garante emprego estável nenhum. Nem pós, nem mestrado, nem doutorado. Na teoria, eles dizem que essas formações aumentam o piso salarial, mas experimenta sair da faculdade e emendar na vida acadêmica, sem passar pelo mercado, para ver se vai ser fácil. Para a maioria, não vai. Para a gente, a única saída é correr muito atrás, botar a mão na massa, mostrar-se, meter a cara, buscar e se conectar com as pessoas que tenham o objetivo parecido com o nosso.

E é muito, muito difícil, a gente entender isso. A gente não vai mudar a cabeça dos nossos pais, nem que a gente explique, mostre mil vídeos motivacionais do Ted e se vire do avesso. As coisas estão muito certas para eles e as coisas aqui fora são totalmente incertas. Eles querem que a gente tenha objetivos palpáveis, mas nada é garantia. Meu sonho era que meu pai falasse que se orgulha de mim pelas coisas que eu escrevo, pela forma que eu penso, mas, para ele, o que eu faço é só uma bobagem passageira. E eu posso ganhar o prêmio Nobel de Literatura, mas ele não vai dar o braço a torcer e vai falar que eu teria sido mais feliz se tivesse feito concurso público.

A verdade é que a gente virou adulto também e, às vezes, eles querem ser cuidados. Essa é a hora em que a gente deve ser mais adulto que eles. Eu vi isso quando comecei a ajudar minha mãe em varias coisas, tipo administrando o dinheiro do aluguel, para não deixá-la sem dinheiro, ou quando ela me liga perguntando como ela pode se aproximar mais do meu irmão mais novo, ou pedindo conselhos da vida. É muito duro cuidar de quem nos educou. É difícil ver que o nosso herói, de repente, virou de carne e osso, mas são eles que vão estar sempre lá para você. Mesmo que vocês fiquem um milhão de anos sem se falar e, mesmo se afastando, quando você estiver no perrengue mesmo, são eles que vão estar lá (e eu também, tá?).

E sobre essa história de você estar se questionando sobre quem é você. Eu também estou perdida nesse lugar. Acho que a internet fez com que a gente se aproximasse do resto do mundo, mas também parece que a gente está, a todo instante, perdendo alguma coisa. Eu sempre respeitei esse seu jeito de lidar com as pessoas, principalmente por você fazer o que queria. Quando a gente faz o que quer, até o arrependimento fica mais brando. Você sempre foi muito você e é assim até hoje. É autenticidade pura e é por isso que você é a pessoa que eu mais admiro no mundo. Falta autenticidade em todo mundo que eu conheço. Eles querem sempre ter a vida do outro, o namorado do outro, os seguidores do instagram do outro. E você nunca se importou com nada disso, porque estava aproveitando o tempo curtindo e descobrindo quem era você. E, relaxa, é normal se sentir egoísta às vezes. Eu também me sinto assim. Mas acho que esse egoísmo não nos torna pessoas ruins. Você não deixa de pensar em ninguém, você é só mais independente que todo mundo e ninguém entende nada.

Agora, tem um ponto aí que eu vou ter que lhe falar: Fica-de-boa-com-seu coração, mulher! Seu ex teve uma super influência na sua vida, mas a gente tem que parar de achar que tem que amar reciprocamente todo mundo que nos oferece amor. Isso não é o suficiente. E vocês tiveram uma história linda que acabou e você mesma quis que acabasse, não tinha mais como insistir naquilo. E eu entendo muito sua paixão platônica pelo cara que ora a ama, ora a ignora. Você sabe, eu sempre tive essas paixonites com caras que eram super a ver comigo e eu os achava o máximo, mas isso passa, então, não precisa achar que é o fim do mundo só porque ele não está apaixonado por você ou porque não respondeu à sua última mensagem. Curte esse sentimento. A gente tem mais é que se apaixonar por todo mundo mesmo, se envolver, sofrer, quebrar a cara, apaixonar-se de novo um milhão de vezes, e assim vai. Eu não sei dizer se o amor verdadeiro realmente uma hora chega para todo mundo. E, se for para lhe dar um conselho, não espere por ele, mas esteja preparada quando ele chegar. Porque ele chega arrebentando com as suas certezas.

Eu estou achando incrível que você esteja ficando com vários caras legais aí na viagem e eu achei muito maravilhosa essa história do deus do sexo, hahaha. Sabia que estava faltando um homem desses na sua vida sexual, porque não é possível alguém gostar mais de queijo do que de sexo! Meu Deus, fiquei muito empolgada!!! VOLTA PARA a CIDADE DELE!!! Até fiquei com saudade da minha vida de solteira, apesar de amar mais minha vida de casaduxa, que também tem o melhor sexo do mundo.

Mas é isso, a maioria dos homens não sabe pegar mulher mesmo não, então, escolhe bem. Eles não entendem que só precisam observar os nossos detalhes e reações e que cada uma gosta de uma coisa diferente, embora toda mulher adore uma putaria, hahaha. Você, que está solteira, por favor, aproveita muito todos esses homens maravilhosos que existem no mundo!!! HAHAHA, eu sou muito brega, eu sei, mas é verdade. Procura os interessantes, que peguem bem, que vai dar tudo certo! É isso, te amo. Vamos marcar a porra de um skype. Flw.







Atriz, roteirista, formada em comunicação social e autora do Blog De Repente dá Certo. Pira em artes e tecnologia e acredita que as histórias são as coisas mais valiosas que temos.