Cansaço excessivo! Saiba como combate-lo através desses 7 passos e recupere sua energia!

A humanidade está cansada! Isso é um fato. Por onde passamos, com quem encontramos, ouvimos as mesmas queixas… “Estou cansado”! E nos acostumamos com isso e sempre aconselhamos o descanso. Mas será que só descansar resolve o problema?

Existem muitos relatos de pessoas que simplesmente não conseguem relaxar, ou seja, não descansam nem viajando a lazer, nem deitadas na rede, nem quando dormem. Essa situação acaba levando a pessoa para um estado de vulnerabilidade onde ela não consegue realizar suas tarefas e obrigações com o desempenho satisfatório. Ela se encontra em um círculo vicioso de fadiga e estafa que pode ocasionar problemas sérios, tanto para a sua saúde, quanto para a sua vida pessoal e profissional.

Por conta disso, selecionamos alguns motivos que podem levar a esse cansaço: são 7 atitudes que, se você conseguir mudar em si mesmo, poderão contribuir muito para que a sua energia volte revitalizada, se esse for o seu caso.

1. Você não se dá a devida importância.

Quando não nos damos a devida importância acabamos assumindo mais obrigações do que podemos carregar, e nos preocupamos em resolver problemas e situações que não são nossos, mas que nos sentimos responsáveis. Esse comportamento demonstra que para nós, a nossa vida, não tem tanta importância, ou melhor, não achamos tanta graça nela, então, procuramos viver a vida do outro. Essa atitude nos leva a um cansaço constante, que não conseguimos lidar.
Como sair dessa?
Devemos começar a realizar atividades que desenvolvam a nossa autoestima, que nos leve a gostar da nossa própria companhia. Assim, aprenderemos a importância de usufruir dos momentos de solidão, de ócio, e descanso. Priorizaremos nossos momentos de autoconhecimento e reflexão interna. E mesmo na correria do dia a dia, conseguiremos nos reconectar energeticamente, como se existisse um carregador invisível acoplado em nós. O contato com a natureza também é essencial.

2. Não queira controlar tudo

Os controladores geralmente são pessoas muito cansadas.
Admita! Você está cansado porque quer que tudo saia exatamente do jeito que você planeja e não suporta ver pessoas agindo de forma independente sem te pedir opinião, sem te pedir permissão. Quando algo sai do seu controle, sua ansiedade vai a mil, o medo toma conta de você, e a sua falta de confiança no que pode vir a acontecer te leva ao desespero, e esse desespero te faz perder o sono, e assim por diante…
Aprenda de uma vez por todas uma grande lição: Você não pode controlar nada e nem ninguém, no máximo você pode tentar influenciar, mas isso, pode lhe custar caro.
Então relaxe! Deixe as pessoas serem como elas quiserem, coloque suas regras de convivência no trabalho, nas relações sociais e afetivas, mas não imponha sua vontade ditatorialmente. Cada um é responsável pela sua própria vida, e muitas vezes, o melhor remédio é colocar na mão de Deus, ou para quem não acredita em Deus, deixar que o acaso se encarregue.
Por tanto, foque no que você pode fazer e que dará resultados satisfatórios, não pense no que você não pode controlar.

3. Não crie expectativas, crie paz!

Infelizmente, muitas pessoas vivem no futuro, criando metas e planos que precisam ser alcançados para que só assim possam ser felizes. Não digo que não devemos planejar, devemos sim, mas sobretudo, devemos ter os pés no chão e viver o presente, realizar como uma formiguinha o passo a passo, sem tantas expectativas e sem tantas cobranças. Faça sua parte, bem-feita, e depois, vá dormir com a consciência tranquila. Não adianta ficar tentando prever o futuro, o que fulano fará amanhã, o que ciclano decidirá sobre aquele assunto…. Não vale a pena! É um sofrimento desnecessário.
Ao invés de criar essas expectativas, crie paz, assim poderá resolver qualquer pendencia que apareça com sabedoria e tranquilidade.

4. Escute os sinais do seu corpo

Tem gente que é muito irresponsável com o próprio corpo e com a saúde da sua mente. Isso deixa claro a falta de amor próprio, já que desgasta e deixa o seu próprio corpo e mente, veículo tão necessário e imprescindível para essa vida, em um completo caos. Quer ter energia e deixar de ser essa pessoa cansada? Se ame, se cuide, faça exercícios físicos, se alimente bem e esvazie sua mente, de quando em vez, dessas preocupações mundanas.

5. Ame-se

Presenteie-se sempre!
Não se trata de ser consumista não! Não estamos incentivando as mulheres a correr para o shopping, nem os homens, não se trata disso. O que queremos dizer é, que podemos nos presentear de diversas formas, como por exemplo:
Está sentindo falta de ar? Pare tudo, se dê um tempo, pegue a bike, vai até um parque, deite na grama, respire fundo! Esse é o seu presente!
Está cansado demais para continuar o trabalho, pare! Ligue para o seu chefe, diga que teve um imprevisto e que entregará daqui a uma hora, pare 15 minutos, deite, feche os olhos, acredite no seu potencial e que seu corpo levantará melhor do que nunca após esse descanso!
Não se preocupe com a vida alheia, ajude no que puder, mas apenas até a página 2, infelizmente, não temos saúde para lidar com problemas demais, então, escolha lidar com os seus, primeiro.

6. Aprenda a dizer não e se perdoe

Não esquente a cabeça por não conseguir resolver um problema de um parente ou amigo, se perdoe por isso! E por todo o resto!
Se aproxime de pessoas que também pensem assim, que priorizem a própria vida, mas que não necessariamente são egoístas.
Queira perto pessoas que se importam com você e não com o que você faz por elas, que te façam rir e que não te cobrem nada. E seja assim também com eles. Se afaste de pessoas que vampirizam, que querem tudo e não oferecem nada.
Fique sozinho!
Curta a sua própria companhia e faça coisas que você gosta com frequência.
Assista uma programação leve e descontraída. Aprenda a rir da vida e de si mesmo.

7. O Presente deve ser encarado como um “presente”

Viver é um presente! Mas muitas pessoas não encaram a vida assim, para elas, viver é um martírio, e por isso mesmo, vivem cansadas e algumas até, chegam a tirar a própria vida. A mente é o grande divisor de águas. Encare como se tivéssemos uma chavinha de on e off, e as pessoas que encaram a vida como um presente sabem bem como acionar esse botão em modo off quando necessitam de um descanso. Sem ter que recorrer a medicamentos e vícios.
Pare de uma vez por todas de entender a vida como algo maçante e cruel. Enfrente as dificuldades de frente sem se vitimizar e sem se martirizar. As dificuldades enobrecem e fazem crescer e a vida é sim um presente! Aproveite ao máximo essa experiência!

Editorial CONTI outra.

Imagem de capa: Alliance/shutterstock







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.