15 lições de vida que aprendi com Banksy. A “street art” que nos deixa sem palavras.

Há vários anos, Banksy tem atraído o interesse dos amantes da arte, ativistas e grafiteiros de todo o mundo. Sua identidade misteriosa (e recusa de usar contas de mídia social) só provocou mais intriga nos meios de comunicação e junto aos fãs curiosos por saber algo mais de sua vida.
Mas por que usar o grafite como um meio para se comunicar?

Ao exibir arte em cidades populosas de todo o mundo, Banksy coloca questões sociais e políticas em cheque. São imagens fortes e conflituosas  que nos forçam a parar e pensar, algo que, muitas vezes, evitamos fazer no nosso dia-a-dia.

Muitas vezes o delicado é contrastado com imagens de alto impacto e aí temos o poder de comunicação único atingido pelo artista.

Abaixo, entenda a força das imagens de Banksy e em 15 lições

1- Definir limites morais

Esta imagem sinistra de Charles Manson fica no lado externo da estação de metro Archway em  Londres . Seia ela uma referência à ampla influência do mal na sociedade? Um aviso de que o sinistro e o mal podem estar à espreita em qualquer canto (anywhere)?

Talvez devamos ser mais seletivos quanto aos tipos de influências que nós permitimos em nossas vidas cotidianas.

BANKSY
Charles Milles Manson é o fundador, mentor intelectual e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos nos Estados Unidos no fim dos anos 1960, entre eles o da atriz Sharon Tate, esposa do diretor de cinema Roman Polanski.

 

2- Lembre-se de onde você veio

banksy-apeman-251865

Aqueles que passam em frente a esse trabalho localizado em Los Angeles podem se perguntar se estão sendo avisados, ludibriados, ou simplesmente entretidos por um homem das cavernas peculiar carregando sua refeição fast food. Talvez este seja simplesmente um lembrete sutil de nossa natureza humana e das coisas que nós adotadas que não são de modo algum comportamentos naturais. 

Tão louco como é ver um homem das cavernas com uma bandeja de fastfood, que é realmente muito louco, não seria consumir as quantidades de fastfoods e outros alimentos gordurosos que consumimos?

3- Permita que suas ações reflitam suas palavras

Você já se frustrou com um pai que disse: “Faça o que eu digo, não o que eu faço?” Talvez Banksy também, antes de supostamente criar esta peça, no bairro londrino de Hounslow. Esta peça traz à tona a contradição entre o que é esperado do comportamentos humano, e como as pessoas realmente se comportam. As ações falam mais alto que palavras, por isso certifique-se suas ações não contradizem suas palavras.

DS313 ExifImageTitle

 4- Nem tudo é o que parece

Esta cena bastante bem-humorado é um dos trabalhos mais famosos de Banksy, pintado em Bristol, Inglaterra. Junto com a ideia de que todos nós temos algumas coisas a esconder, esta peça parece avisar-nos de que as coisas nem sempre são o que parecem. Não devemos acreditar cegamente em tudo o que é dito uma vez que a desonestidade de alguém pode criar muitas ilusões.

park-street-banksy-big

 5- Sempre há esperança

Esta mensagem está gravada em uma parede de Londres. Embora a imagem possa simbolizar a perda, o texto nos diz claramente que nenhuma quantidade de perda pode eliminar a esperança.Este é um lembrete para mantermos o positivo em nossas vidas em vez de chafurdar em nossas perdas.

there_is_always_hope_by_jackhollow
“There are always hope”- “Sempre há esperança.”

6- Esforce-se pela paz

Esta peça localizada em San Francisco exige que examinemos a nós mesmos sobre como podemos resolver problemas. Em vez de recorrer à violência e e outras atitudes imaturas, devemos procurar ser razoáveis e justos. Esta é uma das muitas peças de Banksy que nos leva a questionar o nosso governo e as decisões tomadas pelos nossos líderes.

4629994823_ebcace0b5c_b
“If at first you don´t succeed- call an airstrike”- Uma tradução livre seria algo como “Se , à princípio, você não conseguir, chame um ataque militar.”

7- Amor não é luxúria

 Esta cena triste, pintada na área externa de um clube de strip em Nova York parece destacar a verdade nua e crua sobre a obsessão da sociedade por sexo. Banksy postou a frase, “Esperando em vão”, juntamente com uma foto em seu site, o que sugere que ele está no lugar errado, se ele quer encontrar o amor verdadeiro.

01banksy_9
“Esperando em vão”

8- Todo amor é válido

Esta peça, localizada do lado de fora de um pub em Brighton, descaradamente exibe dois oficiais uniformizados se beijando. Banksy parece estar nos perguntando: “Quem vai dizer o que é apropriado?” “Convencional” ou não, o amor é o amor. Esta peça sugere que o amor deve ser aceito publicamente e exibido livremente.

article-2604232-0703026C00000514-183_964x1239

 

9- Seja humilde

Digamos a verdade: a maioria dos seres humanos precisa de uma lição de humildade. A falta dela já causou tragédias no meio ambiente, e na vida de outros seres humanos. Banksy teria pintado várias dessas peças, que lembram a anedota popular: não pise nas pessoas para chegar ao topo, uma vez que você pode precisar deles em seu caminho de volta. Mais importante ainda, não pisar nas pessoas, simplesmente porque isso é errado. Pratique  a humildade, e você naturalmente vai ganhar respeito, sem ter que maltratar ninguém.

monkey-213x380
“Ria agora, mas um dia nós trocaremos de lugar”

10- Utilize a bondade (como arma)

Este trabalho mostra um manifestante londrino jogando um buquê de flores. Talvez seja esse o trabalho mais famoso de Banksy até agora. A ideia por trás dessa notável peça é o uso de armas inesperadas. O manifestante não luta com uma granada ou outro dispositivo prejudicial, mas com um buquê de flores inocente. Isto sugere que pode ser capaz de fazer mais por negociar gentilmente.

banksy-flower-thrower-92718

11- Expresse-se

Esta peça de Nova Iorque ilustra um grafiteiro vomitando flores. A legenda ligada a esta peça é “Melhor fora do que dentro”, indicando que, se você tem algo a expressar, é melhor colocar para fora. Nós certamente não iriamos prendê-lo porque ele sentiu a necessidade de vomitar . Então, por que esconder nossas necessidades emocionais, como a necessidade de expressar e criar? Seja físico ou emocional, algumas coisas precisam ser libertada, para não ficar com um estômago azedo.

banksy-better-out-than-in-new-street-piece-in-los-angeles-1
“Melhor fora do que dentro”

12- Viva o momento

Uma das peças mais recentes de Banksy, intitulada “Mobile Lovers” (amantes do celular) , também foi feita em Bristol. Esta referência não tão sutilmente a tecnologia moderna e adverte-nos a ter consciência de que estamos gastando nosso tempo e atenção no lugar errado. Nada do que existe em uma tela é mais importante do que o que está acontecendo bem na nossa frente. Por estarmos constantemente preocupados com os celulares, podemos perder oportunidades significativas e conexões com os outros.

banksy02
“Mobile Lovers”

13- Não seja tão “cheio de si mesmo”

Outra peça de Banksy em Nova York casualmente nos chama à realidade. Como seres humanos, nós gostamos de acreditar que nossas vidas têm um significado e que somos único e mais relevantes que todos os outros. Esta peça pode ser visto como algo que nos derruba um pino, mas em um bom caminho. Todo mundo vive a mesma lutaNão faça as coisas em ordem para ser lembrado; fazer as coisas, a fim de ser uma boa pessoa. A frase da obra sendo apagada diz claramente que “nada é eterno.”

0010267744
“O que você faz em vida, ecoa na eternidade.”

14-  Não deixe que os outros o intimidem

Esta peça Boston, dá mais um balanço em nome de idealismo desapontado. Muitos de nós sentimo-nos forçados a desistir de nossos sonhos e nunca persegui-los devido a encargos financeiros ou outras dificuldades. Isto pode servir como uma chamada “acorde!” para aqueles de nós que estiveram dormindo. Em última análise, devemos seguir os nossos sonhos, independentemente de desânimo fora.

 BANKSY

15- Ouça o seu coração

Talvez a tradução mais óbvia e adoravelmente emocionante desta peça San Francisco é “Ouça o seu coração.” Este médico ouvindo serve como um lembrete inspirador. Será que estamos vivendo de acordo com o pedido?

banksy-peace-love-doctor-b094-colour-39083-51604_medium

Traduzido e adaptado do original Life Hack, + Banksy

Obrigada pela leitura!

Banksy – Por Trás Das Paredes

Banksy – Guerra e Spray

COMPARTILHE
Josie Conti
Blogueira e empresária. Após trabalhar anos como psicóloga, abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais. Hoje, a Josie Conti ME e sua equipe trabalham prioritariamente na internet na administração funcional, editorial e publicitária de redes sociais e sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil, além de várias outras fan pages que totalizam cerca de 6.5 milhões de usuários. É idealizadora da CONTI outra, o projeto inicial que leva seu nome.



COMENTÁRIOS