Autoconhecimento e estilo – o que eles têm em comum?

Tem muita gente por aí buscando dicas, sugestões, guias e muitas vezes até mesmo “regras” que teoricamente precisamos seguir para entrar em padrões, ou para passar uma imagem pela qual esperamos ser reconhecidos. Você também já fez isso, não? Quando se trata de moda e vestuário, essa tendência fica ainda mais evidente: qual tipo de roupa faz com que eu pareça mais fina, clássica, estilosa, elegante?

A ideia de que a maneira como nos vestimos diz muito sobre nossa personalidade é um fato. Porém, isso não significa que se nos vestirmos como uma estrela de rock, ou como uma hipponga que acabou de sair de Woodstock, vamos realmente transmitir essa imagem para outras pessoas – se não for genuíno, nosso look pode causar estranheza ou mesmo carregar um ar de falta de autenticidade. Isso ocorre porque o processo orgânico e natural é o inverso: na realidade, é nosso interior que tem a capacidade de se  exteriorizar, e o fazemos por meio das nossas expressões psicológicas – nosso humor, nossas crenças, nosso comportamento-, e também pelas expressões físicas e tangíveis – a roupa que vestimos, as músicas que escutamos, o corte de cabelo pelo qual optamos e até mesmo os lugares que frequentamos.

Aonde queremos chegar? Quanto mais nos autoconhecemos, entendemos quem somos, o que nos move, quais são nossas prioridades, medos, alegrias e objetivos, mais conseguimos nos expressar com autenticidade e legitimidade em relação ao nosso verdadeiro eu. E quando nos expressamos de maneira fidedigna ao nosso eu, é natural que desenvolvamos muito mais segurança e conforto nas nossas ações e expressões. Isso quer dizer que toda nossa postura em relação à vida também se altera.

Retornando à ponte que liga personalidade a moda e elegância, nosso nível de conhecimento pessoal é relativo ao que transmitimos. Pra ficar mais claro, aqui vai um exemplo: salto alto é elegante, correto? É o que dizem por aí. Mas imagine as duas situações a seguir. Na primeira, uma mulher vai para uma reunião vestindo um terninho de malha, uma cachecol, uma calça folgada e uma sapatilha; ela precisa se vestir de maneira relativamente formal mas não se sente confortável com o clássico formal, então adaptou o terninho para seu estilo próprio. Na segunda situação ela veste saia lápis, blusa de seda e salto alto; porém, o forte dela não é se equilibrar no salto e ela não se sente bem com aquela saia justa e apertada. Visualize e reflita: com qual look você acha que ela consegue ter mais elegância?

Ser elegante é ter auto estima e confiança para expressar quem você realmente é. É alinhar alma, mente e corpo de modo que todos falem a mesma língua. É acreditar que qualquer reação e transformação acontece primeiro dentro de você. É se conectar com seu interior e permitir que ele se expresse no mundo de fora. Existe uma mensagem budista, doutrina que se concentra pela Ásia e expande para cada vez mais países, que diz “conquistar a si mesmo é uma tarefa maior do que conquistar os outros.” Quando você se conquista e se entende, daí fica fácil mostrar pro mundo quem você é, fica fácil ser elegante não só na sua roupa, mas na sua postura para lidar com a vida e com outras pessoas.

Também da Ásia vem um estilo de roupa que tem se disseminado pelo mundo todo e que tem sido ampliado no Brasil por meio da Calça Thai, a primeira loja online a vender calças tailandesas no Brasil. A Calça Thai acredita na liberdade de expressar seu estilo e atitude com a confiança para ser realmente você. Seu modelo de negócio segue o comércio justo, construindo uma empresa consciente, que utiliza produtos naturais como matéria prima e se preocupa com todos os aspectos da sua cadeia de produção.

”Através da leveza e das cores das nossas calças, todas feitas à mão com tecidos finos selecionados, queremos representar muito mais do que uma peça nova no seu guarda-roupa. O que buscamos mesmo é trazer um novo conceito de estilo de vida, possibilitando todo o movimento que os seus dias exigem, construindo uma jornada leve e responsável e trazendo um novo olhar à indústria da moda.”

Esse texto foi escrito pela equipe da CalcaThai.com que espera que você seja cada vez mais elegante, cada vez mais confortável com seu interior e exterior e cada vez mais você J

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS