Assistir séries sem parar é sinal de depressão e solidão (PESQUISA)

Por  Andréa Martinelli

“Sons of Anarchy”, “Girls”, “Breaking Bad”, “House of Cards”, “True Detective”, “Game of Thrones”, “Orange is the New Blac”…

É. A lista é grande. BEM grande.

Se você passou algum momento da sua vida trancado em casa fazendo uma maratona da sua série preferida, a ciência tem um recado: você pode estar doente.

É o que afirma um estudo de três pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), divulgado nesta semana. Os cientistas analisaram 316 jovens norte-americanos, com idades entre 18 e 29 anos, e concluíram que assistir séries continuamente é sinal de depressão e solidão

Eles chegaram à conclusão de que a pessoa que fica o dia todo em frente à TV é uma viciada, pois avança ao próximo episódio mesmo sabendo que tem outras coisas a fazer. E não se trata de um vício inofensivo, não, viu?

Serviços de video on demand com o Itunes, Netflix, Now, HBO Go, Amazon Instant Video, Hulu, entre outros, estão tornando cada vez mais comum o hábito de fazer maratonas de séries em casa, já que temporadas inteiras estão disponíveis nos serviços e você pode assistir no seu ritmo e não no que os canais de TV impõe.

Yoon Hi Sung, um dos pesquisadores, alerta que o viciado em séries inspira preocupação. “Por mais que muitos considerem assistir séries sem parar como um vício inofensivo, nosso estudo indica que esse costume não deve ser mais encarado dessa forma”, disse.

O levantamento ainda mostra que sintomas como obesidade e outros problemas de saúde estão relacionados ao hábito de acompanhar vários episódios, em sequência, de um único programa.

A pesquisa completa será apresentada em um fórum na 65ª Conferência Anual de Comunicação Internacional, em San Juan (Porto Rico), em maio deste ano. Para Sung, o estudo “é um passo à frente” para quantificar o comportamento dos adeptos das maratonas ininterruptas de séries, que para os pesquisadores “é uma importante nova mídia e um fenômeno social.”

E você?

É desses ~doentes~ que fica trancado em casa fazendo maratonas?

Via brasil post

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS