Amor pelos livros: sírios constroem biblioteca subterrânea para proteger os livros da guerra

Um grupo de jovens sírios constroem uma biblioteca sob a terra com a ideia de preservar a passagem do Estado Islâmico, que destruiu monumentos, bibliotecas e locais antigos, em geral, desde que começou sua ofensiva no país.

A ideia nasceu em 2012, quando os jovens tiveram de abandonar os estudos por causa da guerra. Foi então que a ideia de recuperar os livros que estavam sob os escombros.

“Os jovens como eu que tiveram que deixar a escola, graduados e jovens tiveram a ideia de recuperar os livros que estavam sob os escombros de casas demolidas. Tivemos o cuidado de classificar as casas destruídas e a identificação de seus proprietários. Uma vez que a guerra acabar, nós devolveremos aos seus donos. Também coletamos livros que não foram queimados em bibliotecas e livrarias da cidade. Era uma maneira de salvar o nosso patrimônio cultural “.

Aos poucos, o lugar, concebido como um armazém de livros, estava se tornando uma biblioteca pública que já conta com mais de 11.000 títulos, e onde as pessoas podem vir, sentar e desfrutar de algum texto. O local está localizado em um porão na cidade de Daraya.

“Temos obras árabes e de literatura estrangeira, filosofia, teologia. E nós criamos um espaço para leitura e estudo, através da instalação de mesas e cadeiras dentro da biblioteca “, disse Abu Malek, um dos fundadores deste espaço.

O projeto não só promoveu a revitalização de uma pequena parte da vida cultural da população síria afetada pela guerra, mas também motivou jovens a criaram um olhar para o além da guerra.

“Eu encontrei um propósito na minha vida com a criação desta biblioteca. Eu não aguentaria passar dias inteiros entre o tédio e o medo de novos ataques. Agora, eu aconselho aqueles que vêm para pedir um livro, discutirmos todas as nossas últimas leituras. Nosso próximo passo é completar a nossa coleção de filmes de documentários que podem ser vistos no site. Mas ainda nos falta dinheiro. ”

Fonte indicada: Economia Brasil

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS