Alivie o estresse massageando este ponto do ouvido

O estresse está cada vez mais presente na vida moderna, e seguimos procurando maneiras para reduzi-lo e obter melhor qualidade de vida. A acupressão pode se tornar uma aliada nessa busca, já que alguns pontos do corpo, quando pressionados, podem diminuir o estresse e a ansiedade. Um dos mais poderosos deles é um ponto no ouvido, do qual podemos tirar proveito para alcançar uma sensação de relaxamento e bem estar.

Neste artigo vamos falar sobre o estresse e sobre como a acupressão pode nos ajudar a combatê-lo de forma simples e rápida, em qualquer momento do dia.

Como combater o estresse

Eliminar completamente o estresse, com as pressões do trabalho, as contas para pagar e as responsabilidades aumentando a cada dia pode ser uma tarefa difícil, mas manter alguns hábitos saudáveis pode ajudar muito a preveni-lo e até a reduzi-lo.

Praticar regularmente uma atividade física da qual você realmente goste e tentar dormir, sempre que possível, 8 horas de sono por noite, são duas sugestões que podem contribuir para diminuir os níveis de estresse. Exercícios de ioga e meditação também funcionam como uma excelente maneira de relaxar e se “desligar” dos problemas, pelo menos por alguns momentos da semana.

Outro ponto importante é que precisamos prestar atenção às nossas atividades e sentimentos, evitando situações e pessoas que possam nos causar um estresse desnecessário. Também é fundamental não guardar rancor e não ficar remoendo o que já passou. Cabe a nós mantermos uma atitude pró-ativa para vivermos uma vida mais leve e relaxada.

Além de tudo isso, existem algumas técnicas que proporcionam um alívio quase imediato quando já estamos lidando com o estresse. Uma delas é a acupressão, e especialmente em um ponto no ouvido que é conhecido por reduzir a tensão e a ansiedade.

Acupressão para reduzir o estresse

A acupressão é uma técnica tradicional chinesa que implica fazer pressão com os dedos ou com as mãos em pontos específicos do corpo. Acredita-se que essa pressão seria capaz de aliviar a tensão e restaurar a harmonia interna, reduzindo o estresse e até ajudando a prevenir doenças.

A prática afirma que vários pontos na orelha correspondem a determinados órgãos e funções do corpo, e estimulá-los permite acessar o sistema nervoso central para atenuar e tratar eventuais problemas nestas partes do organismo.

Entre estes pontos, um dos que mais se destaca é o chamado Shen Men, um centro de energia encontrado na parte superior do ouvido. Quando pressionado, este ponto permite melhorar o fluxo de energia no organismo, fortalecer o sistema imunológico, reduzir inflamações e dores, especialmente as dores de cabeça, e, principalmente, diminuir o estresse e a ansiedade.

O Shen Men é considerado tão poderoso e eficaz que também é conhecido como “A porta do paraíso”. Ele pode ser estimulado em um tratamento de acupuntura, usando agulhas, mas também é possível obter ótimos resultados na luta contra o estresse aplicando somente a pressão dos nossos dedos em casa ou até no trânsito, quando estivermos nos sentindo estressados ou ansiosos demais.

Como usar o ponto Shen Men para reduzir o estresse?

Estas são algumas recomendações feitas por quem utiliza esta técnica para diminuir o estresse e a ansiedade. Aproveite as dicas e experimente hoje mesmo:

  • Usando um cotonete, pressione o ponto suavemente. Devemos aplicar uma pressão significativa, mas sem fazer uma força exagerada. Faça uma massagem relaxante com o cotonete.
  • Fique atento à respiração durante o processo. Respire profundamente, inspirando o ar até encher os pulmões, e expire calmamente. Quando você estiver inspirando, olhe para a esquerda, e quando estiver expirando, vire o olhar para a direita.
  • Tente esvaziar sua mente e não pensar nos problemas que lhe afligem e causam estresse. O momento é para relaxar. Você vai ver como o corpo começa a se acalmar e surge uma sensação de relaxamento.
  • Você também pode experimentar massagear o ponto Shen Men com a ponta dos dedos, aplicando uma pressão um pouco mais forte.

Você pode usar esta técnica sempre que estiver se sentindo muito estressado, mas recomendamos criar uma rotina e aplicá-la todas as noites, antes de dormir. Ela vai ajudar a preparar o corpo para dormir, deixando-nos mais relaxados e prontos para uma noite de sono profundo, outro ponto fundamental para ajudar a reduzir o estresse e aumentar a qualidade de vida.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS