9 táticas para deixar de ver o lado negativo de tudo

Cada ser humano tem a sua forma de sentir e demonstrar suas emoções, o professor de psicologia e psiquiatria Richard J. Davidson chama isso de “impressão digital emocional”. E o termo é mesmo muito interessante, pois expressa bem a nossa individualidade. Assim também, algumas pessoas lidam melhor com suas emoções negativas, enquanto outras apresentam maior dificuldade.

A boa notícia é que mudar o comportamento emocional é possível através de exercícios mentais que promovem o que a pessoa precisa para mudar a forma de encarar as situações da vida de forma positiva.

Observe estes exercícios baseados nas sugestões do Dr. Davidson na matéria:

1. Anote características positivas

Escreva numa agenda uma característica positiva sua e de mais duas pessoas que convivem com você, pode ser um familiar e um colega de trabalho, por exemplo. Mas é importante que você observe sinceramente e anote com segurança. Repita isso três vezes ao dia e procure levantar características diferentes.

2. Expresse gratidão

Ainda usando sua agenda escreva no final do dia pelo menos um momento em que você demonstrou estar grato. Para cultivar esse sentimento olhe nos olhos das pessoas e agradeça com sentimento e não apenas diga “obrigado”. Observar a natureza, a família e tudo o que há de bom na própria vida é também essencial.

3. Elogie alguém regularmente

Mantenha-se atento nas circunstâncias propícias em que alguém aja de forma admirável e aproveite para elogiar. Faça isso pelo menos uma vez por dia, olhando nos olhos da pessoa para desenvolver uma conexão positiva com ela. Melhor será o efeito se você anotar esse momento em sua agenda.

4. Faça exercícios respiratórios

De preferência duas vezes ao dia procure privacidade, sente-se de forma confortável, feche os olhos e respire pausadamente. Procure se concentrar na sua respiração e no movimento de seu corpo ao inspirar e expirar.

5. Desenvolva a compaixão

Pensar no sofrimento de outra pessoa e no que pode ser feito no sentido de provocar alívio melhora muito sua percepção da própria vida. Uma boa ideia é começar com os familiares. Conforme escrevi no artigo 4 passos para desenvolver maior afeto pelos pais na vida adulta: A afetividade tem tudo a ver com compaixão.

6. Saia da zona de combate

Diante de conflitos procure equilibrar os ânimos antes de continuar a conversa, assim é mais fácil de manter as emoções em alta e harmonizar a situação.

7. Encare suas dificuldades

Escolha um momento propício e pondere calmamente sobre o que faz suas emoções negativas se tornarem incontroláveis. Faça uma lista e reflita em cada item, procurando entender porque aquilo afeta tanto você. Faça exercício respiratório e perceba que você consegue enfrentar a situação com calma.

8. Preste atenção nas reações de seu corpo

É importante tomar consciência do que acontece com seu organismo quando você se envolve em emoções negativas. Isso ajudará ao controle necessário de sua mente para que os efeitos desagradáveis desapareçam.

9. Observe o que provoca o seu bem-estar

Concentre-se em buscar atividades que elevem sua autoestima e, consequentemente, provoquem o seu bem-estar. Substitua estímulos dolorosos por pensamentos agradáveis e se contamine com eles. A mudança começa sempre no pensamento.

A sua vida é fruto de suas escolhas, assim também é o seu ânimo emocional: você pode optar por seguir de mau humor na vida ou identificar suas dificuldades e mudar suas emoções de forma a ser uma pessoa mais positiva e feliz.

Fonte: Família.com

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS