8 maneiras de aprender psicologia na internet

Todo mundo gosta de saber como o cérebro funciona e entender o comportamento de outras pessoas. Quer se tornar um craque no assunto? Você pode ter contato com os fundamentos da psicologia, ensinados por professores de instituições como Yale e MIT, sem ter de encarar horas de voo. Tudo a partir do computador da sua casa. Selecionamos oito cursos gratuitos para se aventurar:

Psicologia Geral, Universidade da Califórnia em Berkeley
Disponível no Veduca, o curso tem 24 alunas ministradas pelo professor John F. Kihlstrom. Elas abordam os conceitos básicos da área. O conteúdo é legendado em português.

Introdução à Psicologia, Yale
Comandadas por Paul Bloom, as aulas exploram os fundamentos da psicologia, o desenvolvimento do pensamento, a comunicação, a consciência e a vida em sociedade. Todo o material é legendado em português.

A Psicologia da Felicidade, TED
Uma seleção de sete palestras sobre a ciência por trás da felicidade. Entre elas, “Psicologia Positiva”, de Martin Seligman, “Porque amamos e traímos”, de Helen Fisher, e “As Origens do Prazer”, de Paul Bloom. Legendado em português.

Introduction to Psychology (Introdução à Psicologia), MIT
Perfeito quem vai os primeiros passos na área e domina bem o inglês — já que não há legendas. Ministrada por John Gabrieli, a disciplina tem em 24 aulas e inclui fala sobre as bases mentais e neurais da percepção, emoção, aprendizagem, memória, cognição, o desenvolvimento da criança, personalidade, psicopatologia e interação social.

Instituto de Psicologia da USP
A playlist no YouTube inclui diversos vídeos gravados na universidade, que podem ajudar a aprofundar os conhecimentos. Há discussões sobre a ética na pesquisa, neurologia na alfabetização, sexualidade, entre outras. Em português.

Families and Couples (Famílias e casais), Universidade da Califórnia em Los Angeles
Você acha que o amor é algo impossível de entender? Essas 18 aulas do professor Benjamin Karney estão prestes a te provar o contrário. “Sim, você pode estudar o amor. Tenho estudado por mais de 20 anos”, afirma Karney. Em inglês.

How to Think Like a Psychologist (Como pensar igual a um psicólogo), Stanford
Neurocientistas e pesquisadores explicam sua atuação — desde política e educação até como criar os filhos. Em todas as aulas, os palestrantes falam durante 45 minutos, seguidos por aproximadamente 30 minutos de perguntas. Em inglês.

Brain and Behavior (Cérebro e comportamento), Universidade de Nova York
Com 24 vídeos, a disciplina é ministrada por Wendy Suzuki. “A aula está focada em neurociência, tentar entender como o cérebro nos permite ver, sentir, compreender, lembrar e fazer tudo que nos faz sermos quem somos”, diz a professora. O conteúdo é em inglês.

Fonte indicada: Galileu

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS