8 antigos conselhos chineses para a longevidade

Por em Medicina Tradicional Chinesa

Desde tempos imemoriais, os seres humanos buscam continuamente o difícil sonho de alcançar a imortalidade, e esse desejo se traduz em muitas técnicas tradicionais para a longevidade, que se transmitem de geração em geração.

Apresentaremos antigos conselhos da medicina tradicional chinesa que são acessíveis, fáceis de realizar e benéficos para a saúde.

1. A cabeça é o centro da inteligência: para prevenir enfermidades, massageie o couro cabeludo com pente três vezes por dia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os doze meridianos do corpo humano, mais de 40 pontos de acupuntura e mais de uma dezena de pontos extras (que não se relacionam diretamente com os canais de energia principais), se unem todos na cabeça.

Usando um pente para aplicar uma massagem e estimular esses pontos e meridianos, pode-se melhorar a circulação dos doze meridianos, estimular a circulação sanguínea, melhorar o metabolismo das células cerebrais, retardar o envelhecimento das células do cérebro, melhorar a memória, fortalecer a audição e a visão, e clarear a mente. Também pode eliminar a fadiga, insônia, neuralgia do trigêmeo (dor facial extrema) e enxaquecas. Inclusive pode ter efeitos inesperados sobre a beleza.

A rotina sugerida normalmente é pentear-se três vezes por dia: uma pela manhã, uma após o almoço e outra vez antes de dormir, durante dois minutos; para melhores resultados, fazer de 60 a 100 movimentos. Sempre e quando perseverar em pentear o couro cabeludo regularmente, se sentirá mais lúcido e cheio de energia, dormirá melhor e terá mais apetite.

2. Os pés são considerados como o segundo coração: massageie seus pés para preservar a saúde

Segundo a medicina chinesa, o pé tem mais de 60 pontos de acupuntura que estão estreitamente associados aos 12 meridianos principais dos órgãos internos. Porém, devido à grande distância entre os pés e o coração, a resistência do pé é baixa; é a área mais débil do corpo, visto que é vulnerável ao frio e à umidade. Portanto, acredita-se que a saúde dos pés está estreitamente relacionada com a saúde do corpo humano como um todo.

A antiga medicina diz que a melhor maneira de preservar a saúde do pé é estimular o ponto de acupuntura Yongquan (na linha do entre o segundo e o terceiro dedos do pé, na porção final do arco). Massagear com constância a superfície plantar após imersão em água quente pode ter uma variedade de efeitos benéficos nos tendões, na circulação de sangue, na boa funcionalidade dos músculos dos pés, e inclusive em outras zonas do corpo. Pode aliviar dores de cabeça, hérnias, nefrite, convulsões, insônia, hipertensão, enfermidades cardíacas, dor de garganta, rachaduras nos pés, inchaços e rigidez pelo envelhecimento, e uma variedade de outras enfermidades.

Devido aos efeitos gerais no bem-estar relacionados com a saúde dos pés, a medicina chinesa faz menção ao ponto Yongquan como o “ponto fitness”.

3. Para viver mais tempo, trague saliva trezentas vezes ao dia

O dicionário chinês, Ci Hai, define a saliva como um líquido secretado pelas glândulas salivares e a mucosidade secretada por muitas pequenas glândulas na superfície oral. O adulto produz em média de 1 a 1,5 litros de saliva por dia.

A medicina chinesa considera que a saliva, conjuntamente com o baço e o estômago, umedece os orifícios, as extremidades e os órgãos internos, repõe a energia, lubrifica as articulações e nutre a mente.

A medicina moderna declara que a saliva detém o sangramento, facilita a contração dos vasos sanguíneos, dissolve as bactérias, elimina micróbios, conserva a saúde dental, combate os vírus, ajuda a digestão e possui uma ampla gama de funções.

Nos últimos anos, cientistas americanos descobriram também que a saliva pode promover o crescimento das células nervosas e epidérmicas. O Instituto Japonês de Investigação Alimentícia descobriu que a “saliva pode eliminar substâncias nocivas existentes no ar e nos alimentos”, e que possui um forte efeito na prevenção do câncer.

Os estudos realizados por especialistas da Escola de Medicina da Universidade da Georgia, demonstraram que a aflatoxina, uma das substâncias mais cancerígenas, tal como o benzeno e o nitrito, é desintegrada 30 segundos após o contato direto com a saliva. Os estudos sugerem que “é melhor mastigar pelo menos 30 vezes antes de engolir os alimentos”.

Esses estudos parecem apoiar os antigos conselhos de tragar saliva 300 vezes por dia.

4. Faça um click suave nos dentes diariamente para ajudar a prevenir sua queda

Devemos tocar ritmicamente os dentes superiores e inferiores em várias ocasiões.

Su Wen: Cânone de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Su Wen: Shang Gu Tian Zhen Lun), um antigo texto médico chinês, sugere que a saúde óssea depende da nutrição da medula, e que a medula óssea é a origem da essência do corpo humano. Se essa essência diminui, pode ser possível que não seja suficiente para apoiar a medula óssea e os dentes irão afrouxar, deteriorar-se ou mesmo irão cair completamente.

A medicina tradicional chinesa também considera que tocar os dentes pode equilibrar o Yin e Yang, estimular a circulação sanguínea e o fluxo de energia dos meridianos, preservar e melhorar o funcionamento geral dos músculos da mandíbula e das partes profundas dos dentes, e retardar a atrofia.

Além desses benefícios, tocar e pressionar os dentes pode, a princípio, melhorar a tonicidade do tecido da mucosa, melhorar a mastigação, melhorar a circulação de sangue na cavidade oral, aumentar a secreção de saliva, melhorar a resistência antimicrobiana dos dentes, permitindo que mantenham-se mais brancos, resistentes e brilhantes.

5. Casais deveriam massagear as costas do outro para aliviar a fadiga física e prevenir o câncer

A massagem da região paravertebral é um antigo método que proporciona resultados imediatos.

Essa massagem estimula dezenas de pontos de acupuntura importantes que podem ajudar a estimular o sistema nervoso, mantendo eficazmente o equilíbrio do sistema nervoso central. O benefício principal é o relaxamento muscular, prevenindo e tratando a dor nas costas e a tensão muscular.

A massagem da região paravertebral melhora a circulação e regula a função nervosa. A massagem durante o dia esvazia a mente e eleva o espírito, e durante a noite acalma a mente, prevenindo a insônia.

Outro benefício é o aumento da imunidade e da prevenção do câncer. Cientistas japoneses têm acreditado durante muito tempo que uma massagem nas costas promove a secreção de peptídeos no cérebro. Esses peptídeos tem uma ação antiviral e podem inibir a mutação celular, que é a base da criação de células cancerígenas.

Geralmente há dois métodos de massagem do dorso: palmadas e golpes. O uso de palmadas é realizado apenas com a percussão da palma, e os golpes são feitos com o punho vazio, de forma suave. Para obter melhores resultados, realize a massagem diariamente, com o estímulo de cinquenta a setenta palmadas ou golpes.

6. Deslizamento no abdômen diariamente para promover a circulação sanguínea e beneficiar o espírito

Deslizar as mãos pressionando o abdômen é um método para promover a saúde, que utiliza movimentos de vai-e-vem entre o tórax e a pelve. A medicina tradicional chinesa considera que o abdômen é o “centro dos órgãos internos e a fonte do yin e yang no corpo”.

A moderna medicina também diz que o deslizamento compressivo fortalece o estômago e os músculos gastrointestinais e abdominais, promove a circulação e acelera a digestão. Também ajuda a tratar à constipação, as úlceras, a insônia, prostatite, nefrite, hérnias, hipertensão arterial, enfermidades coronárias e cardíacas, e também a diabetes. Em particular, promove não somente a contração do abdômen e a redução das gorduras, mas também pode ajudar a perder peso.

Para massagear o abdômen, primeiramente friccione na direção das agulhas do relógio com a palma da mão direita 130 vezes por cima do umbigo, e logo passe por baixo da zona do umbigo 120 vezes. Depois deslize toda a zona abdominal com a palma completa da mão esquerda 120 vezes. Inverta e repita.

7. Estiramento: a forma mais eficaz de perder peso e melhorar a circulação sanguínea

O estiramento lento: trata-se de um estiramento involuntário, que a princípio acompanha o ato de bocejar. Consiste em alinhar o pescoço, elevar os braços, inspirar profundamente para expandir o peito, estirar a cintura, exercitar as articulações, e afrouxar logo em seguida.

Sun Simiao, um famoso médico da dinastia Tang, disse: “Se o sangue não circula, o corpo será afetado pelas enfermidades”.

De acordo com a medicina moderna, a circulação sanguínea se baseia completamente nas contrações do músculo cardíaco, o que é especialmente certo para as veias que estão mais distantes do coração.

Quando produzimos esse movimento, o corpo levará naturalmente os braços e costelas para cima e expandirá o peito, que fortalecerá o diafragma e auxiliará na respiração profunda. Isso faz com que os músculos se contraiam e facilitem o retorno venoso, que resulta em uma otimização da circulação sanguínea.

O estiramento lento também pode ajudar os vasos do pescoço a transportar eficientemente o sangue ao cérebro, fornecendo uma nutrição adequada, reduzindo a fadiga e melhorando o ânimo. Isso também exercita o sistema neuromuscular, melhorando o equilíbrio no corpo, aumentando o consumo de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono, promovendo o metabolismo e eliminando o excesso de tensão, evitando a fadiga muscular e a correção da postura, mantendo o corpo saudável.

8. Para um corpo saudável, pressione uma vez ao dia os pontos de acupuntura Hegu, Neiguan e Zusanli

O ponto Hegu localiza-se na zona entre o polegar e o indicador. A acupuntura no ponto Hegu ajuda a tratar dores de cabeça, paralisias faciais e enfermidades que afetam aos cinco sentidos.

O ponto Neiguan encontra-se cerca de 5 cm da prega de flexão do punho, em sua face interna, entre os tendões, mais precisamente na distância correspondente à largura de dois dedos polegares. A acupuntura no ponto Neiguan ajuda principalmente a tratar a palpitações do coração, hipertensão, epilepsia, asma, dor de estômago, náuseas e vômitos.

O ponto de acupuntura Zusanli fica aproximadamente 3 dedos abaixo do olho do joelho, em sua face lateral direita. Possui a função de regular o estômago, tonificar a energia, promover a circulação através dos meridianos, e dissipar o vento e a umidade.

A moderna investigação científica confirma que a acupuntura que se realiza no ponto Zusanli estimula o estômago e os intestinos, assim como uma variedade de atividades digestivas e enzimáticas. Pode aumentar o apetite, facilitar a digestão, melhorar as funções cerebrais, cardíacas, aumentar a produção de glóbulos brancos e vermelhos, elevar as taxas de hemoglobina e os níveis de hormônios endócrinos, e elevar a resistência do organismo às enfermidades.

A acupuntura no ponto Zusanli também ajuda a prevenir dores de estômago e na região abdominal, vômitos, constipação, diarreia, hepatite, inflamação da vesícula biliar e hipertensão arterial.

Zusanli, Hegu e Neiguan são três dos principais pontos de acupuntura utilizados nos tratamentos realizados pelos médicos da antiguidade.

Nos últimos anos, os cientistas chineses descobriram que a massagem nesses três pontos de acupuntura beneficiam os nervos do corpo, os músculos, tecidos e órgãos; os efeitos positivos ultrapassam aos de qualquer atividade esportiva.

Pressione com o polegar, ou com o dedo médio, os pontos Zusanli, Hegu e Neiguan durante cinco segundos cada um, repetindo entre 15 e 20 vezes.

Este artigo é proporcionado unicamente a título informativo, e não pretende prescrever assistência médica. Recomendamos o aconselhamento com um profissional para qualquer problema de saúde.

Fonte indicada: 

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS