7 maneiras de transformar energia negativa em positiva

A negatividade é algo que afeta tanto a nós mesmos como às pessoas que estão ao nosso redor. Ela limita a criatividade e restringe o nosso potencial de crescimento. Afeta o nosso humor e até mesmo a nossa saúde.

Pessoas que alimentam sentimentos e energias negativas estão mais sujeitas ao estresse, ficam mais doentes e têm menos oportunidades ao longo de suas vidas do que aquelas que optam por viver de forma mais positiva.

Quando nos orientamos por olhares e abordagens mais positivas somos brindados pela vida com situações e pessoas que olham para a realidade por ângulos similares, por visões mais amenas e otimistas.

A energia negativa não encontra morada permanente em locais onde reinam experiências positivas. É um efeito bola de neve.

Embora os pensamentos negativos e positivos sempre existam e façam parte do viver, a chave para tornarmo-nos mais positivos é limitar a quantidade de negatividade que experimentamos.

Aqui estão algumas maneiras para nos livrarmos da negatividade e assumirmos atitudes mais positivas:

1- Torne-se grato por tudo

Quando pensamos que o mundo gira ao nosso redor é fácil acreditamos que simplesmente merecemos tudo o que temos e queremos. Quando nos colocamos no centro do universo criamos expectavivas irrealistas de que os outros devem nos servir, suprir nossas necessidades e desejos o tempo todo. Quando nos mantemos nessa posição de falso direito tornamo-nos facilmente insatisfeitos  e cheios de negatividade.

As pessoas que não apreciam as nuances e entendem as oscilações de suas vidas vivem em constante estado de falta e é realmente difícil viver uma vida positiva desta forma.

Quando entendemos o sentido da gratidão em nossas vidas e percebemos que coisas simples como ter a capacidade de chegar nos lugares que queremos (seja andando, de carro, de bicileta), mudamos nossa atitude do egoísmo  para a apreciação.

Esse estado de apreciação é notado pelos outros e o aumento da positividade cria um sentimento de harmonia que dá novas formas aos nossos relacionamentos. Quando somos gratos começamos a receber mais do que esperamos. Isso acontece porque abrimos mão da ideia de receber. Logo, quando algo surge, é uma bela surpresa.

2- Ria mais, especialmente para si mesmo

Passamos nossos dias demasiadamente ocupados. A rotina de trabalho e relacionamentos com agendas lotadas e tão poucas folgas faz com que percamos parte de nossa sensibilidade para com o próximo.

Permanecer o tempo todo “correndo atrás do prejuízo” e tentando atingir metas de desempenho estipuladas pelos outros e por nós mesmos pode enrigecer pensamentos negativos orientados para a falta e para a incompletude. Tornar-se positivo significa levar a vida menos a sério e abandonar as âncoras que nos afundam.

Você tem dificuldade para rir de piadas?

Normalmente as pessoas que estão estressadas e/ou excessivamente tensas sentem-se ofendidas com um pouco de sarcasmo ou humor relacionados ao que estão fazendo. Se pudermos aprender a rir de nós mesmos e de nossos erros a vida se tornará mais leve e teremos mais chances de descobrir o que nos faz felizes. Encontrar a felicidade significa encontrar a positividade.

3- Ajude outras pessoas

A negatividade anda de mãos dadas com o egoísmo. As pessoas que vivem só para si mesmas não têm um propósito maior em suas vidas.

Se o foco de uma pessoa é só cuidar de si mesma e de mais ninguém, o caminho para uma realização de longo prazo pode ser mais longo do que ela jamais imaginará.

A positividade caminha ao lado da finalidade.

A maneira mais básica para criar finalidade e positividade em nossas vidas é começar a fazer coisas para os outros. Comece com pequenos atos; segure a porta para a pessoa na sua frente em uma agência bancária ou pergunte para as pessoas sobre como foi o dia delas sem ter que imediatamente fazer o próprio relato pessoal. Ajudar aos outros lhe dará um sentimento intangível de valor que se traduzirá em positividade.

4- Mude o seu pensamento

Podemos ser nossos maiores incentivadores ou nossos maiores inimigos. A posição que assumimos com relação a nossas vidas parte de nós mesmos.

Se você quer se tornar mais positivo, altere os seus pensamentos. Nós somos a parte mais difícil de nós mesmos e uma corrente de pensamentos negativos é corrosiva para uma vida positiva.

A próxima vez que você tiver um pensamento negativo anote-o e reformulle-o para um resultado positivo. Por exemplo, mude um pensamento como, “Eu não posso acreditar que eu fui tão mal nesse teste. Nunca vou conseguir” para “Eu não fui tão bem quanto esperava neste teste, mas eu sei que sou capaz e farei melhor da próxima vez. “

Mudar os nossos próprios pensamentos é uma ferramenta poderosa.

5- Cerque-se de pessoas positivas

Tornamo-nos parecidos com as pessoas que nos cercam. Se o nosso grupo de amigos está cheio de “sugadores de energia” e “rainhas do drama”, tendemos a imitar esse comportamento e tornarmo-nos como eles. É muito difícil ser positivo quando as pessoas ao nosso redor não suportam ou demonstram qualquer comportamento positivo.

A mudança é algo assustador, mas afastar-se de pessoas negativas é um grande passo para melhoras no humor e para adquirir pensamentos mais construtivos. Pessoas positivas refletem boas energias e expectativas de crescimento para quem está ao redor. A positividade é um processo a ser alcançado passo-a-passo quando você está sozinho, mas quando você está inserido em grupo positivo de amigos as mudanças podem acontecer em ritmo acelerado.

6- Entre em ação

Os pensamentos negativos podem ser realmente esmagadores. A negatividade é geralmente acompanhada pela tendência a desistir e ceder, especialmente quando está vinculada a relacionamentos e a planos para o futuro.

Transforme o momento negativo em ação positiva. Na próxima vez em que você estiver em uma dessas situações tente fazer uma pausa. Com os olhos fechados, faça algumas respirações profundas. Uma vez que você esteja calmo, aborde a situação ou problema com uma caneta e um bloco de papel em mãos. Escreva quatro ou cinco ações ou soluções para começar a dissolver o problema. Se você conseguir mudar o foco do negativo para a busca de soluções, você retornará à racionalidade e poderá ampliar olhares.

7- Assuma plena responsabilidade sobre suas ações; deixe de ser “a vítima”

Pessoas que sempre acreditam que as coisas acontecem para prejudicá-las possuem uma mentalidade de vítima. Esse é um padrão de pensamento negativo sutil e enganador. Frases como “Eu tenho que trabalhar” ou “Eu não posso acreditar que ele fez isso comigo” são indicadores de uma mentalidade de vítima. Culpar circunstâncias e buscar culpados só prejudica a nossa decisão de mudar de algo negativo para algo positivo.

Se você assumir a responsabilidade por sua vida, por seus pensamentos e por suas ações você estará no caminho certo para a criação de uma vida mais positiva. Temos um potencial ilimitado para criar e transformar a nossa própria realidade. Quando começamos a realmente internalizar coisas boas, descobrimos que ninguém pode nos induzir a sentir ou fazer qualquer coisa que não queiramos. Nós escolhemos a nossa resposta emocional e comportamental para lidar com pessoas e circunstâncias…o tempo todo.

“Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras.
Cuidado com as palavras: elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos: eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele decidirá o seu destino.” Margareth Thatcher

Por CHRIS TALAMBAS, via Lifehack

Traduzido e ADAPTADO exclusivamente para a publicação na CONTI outra

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS