6 dicas para saber quando é hora de procurar um psicólogo

Quando algumas coisas parecem não se “encaixar” muito bem em sua vida, pode ser o caso de você considerar a ajuda de um profissional. Hoje o tabu de se procurar um especialista em saúde mental somente quando se acredita ter algum transtorno grave foi quebrado e procurar manter o equilíbrio entre saúde física, mental e emocional tem sido cada vez mais comum.

E como saber se é hora de procurar um Psicólogo? Talvez estas 7 dicas possam te ajudar:

1 – NINGUÉM ME ENTENDE

Às vezes nem mesmo seus amigos mais próximos te entendem. Parece que nenhuma conversa te mostra o caminho que você realmente poderia seguir, parece que, por mais que você explique, ninguém pode te compreender como você gostaria, sem julgamentos. Se não vê mais opção, tome coragem e procure a ajuda de um profissional.

2 – NADA PARECE “ANDAR”

Você sente que já fez de tudo, já tentou de tudo, mas nada dá certo, as coisas não vão para frente. Quando acreditar que já utilizou todos os artifícios, calma! Ainda faltam muitos!  Um profissional preparado como o psicólogo irá lhe auxiliar muito.

3 – VOCÊ SEMPRE SE SENTE  “À FLOR DA PELE”

Sente-se como uma bomba-relógio prestes a explodir a qualquer momento? Sente uma dor no peito e se altera por nada? Quando percebe, já “chutou o balde” por motivos que podem parecer mínimos? Pensar que não ter solução é normal, converse com alguém preparado.

4 – CADA DIA UMA DOR DIFERENTE

Definitivamente o corpo fala! A ansiedade e outras perturbações emocionais podem gerar distúrbios físicos. Você percebe que a cada dia surge uma nova dor, um novo desconforto? O equilíbrio exige mente e corpo sãos. Pode estar na hora de buscar a ajuda de um Médico ou Psicólogo, ou quem sabe, dos dois.

5 – VOCÊ NÃO TEM VONTADE DE FAZER NADA

Ter esta sensação é normal, somos seres humano, mas o excesso de indisposição  e falta de desejo pela vida precisa ser avaliado. Deitar o dia inteiro não é produtivo. Procure ajuda, levante-se! O primeiro passo precisa ser dado.

6– NÃO TENHO TEMPO PARA ESSAS COISAS

Todos temos 24 horas por dia. Por que o dia de algumas pessoas parece render mais que o de outras? O que ocorre com o seu tempo, que nem tempo tem? Você tem tempo para si mesmo? Se você mesmo não faz parte do seu planejamento, algo pode estar desalinhado, cuide-se!

Por: Renato Rosa e Simone Nascimento
Fundadadores da Congressos Online Digital

Adaptado da tradução original de Ane Caroline G. Janiro, via  Psicologia Acessível

E você, precisa de um psicólogo? Clique abaixo e saiba mais.

LOGO PSICO

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS