Os 5 estágios do luto: vídeo contioutra e animação ilustrativa

Negação, raiva, barganha, depressão e finalmente a aceitação são os 5 estágios do luto que aparecem enquanto as pessoas vão adaptando suas reações ao tentar lidar com uma determinada realidade.
O luto é enfrentado não só quando existe a morte mas também com perdas materiais, em deternimadas situações de mudança ou perda da convivência com alguém.
As fases variam em tempo e podem oscilar e não acontecer necessariamente nessa ordem, mas essa é a sequência mais comum.
O modelo dos 5 estágios foi proposto por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro On Death and Dying, publicado em 1969. Os estágios se popularizaram e são conhecidos como Os Cinco Estágios do Luto (ou da Dor da Morte, ou da Perspectiva da Morte).
Qualquer semelhança com situações cotidianas provavelmente são a mais pura realidade.
Uma maneira simplificada de ver os estágios pode ser descrita através das frases:

Negação: “Isso não pode estar acontecendo.”
Raiva: “Por que eu? Não é justo.”
Barganha: “Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem.”
Depressão: “Estou tão triste. Por que me preocupar com qualquer coisa?”
Aceitação: “Tudo vai acabar bem.”

Espero que as informações tenham ajudado!
Josie Conti

Descrevo os 5 estágios no video:

Abaixo, uma animação descontraída mostra uma girafa afundando em um poço de areia movediça e vivendo os 5 estágios.

COMPARTILHE
Josie Conti
Blogueira e empresária. Após trabalhar anos como psicóloga, abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais. Hoje, a Josie Conti ME e sua equipe trabalham prioritariamente na internet na administração funcional, editorial e publicitária de redes sociais e sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil, além de várias outras fan pages que totalizam cerca de 6.5 milhões de usuários. É idealizadora da CONTI outra, o projeto inicial que leva seu nome.



COMENTÁRIOS