5 dicas para dormir mais rápido – mesmo que você esteja estressado ou com dores

Você está com um problema para resolver. E ele está, literalmente, tirando o seu sono. Mas isso é péssimo não apenas por causa das olheiras – a falta de sono afeta seu organismo e seu humor, podendo causar ainda mais problemas. E você não quer que sua vida vire uma bola de neve de coisas ruins, não é? Confira essas dicas que vão te ajudar a dormir mais rápido e melhor, mesmo que você esteja estressado.

1. Ajuste a temperatura

A ciência diz que seu corpo adormece mais rápido quando está mais frio – por isso é tão bom tirar cochilos no inverno. Invista em um ar condicionado ou ventilador se você mora em uma região mais quente. Também vale prestar atenção ao excesso de cobertores.

2. Dê adeus aos eletrônicos

Se é hora de dormir é hora de dormir. Nada de ficar com o tablet, smartphone ou TV ligados. Além de colocarem novas ideias na sua cabeça (que podem provocar insônia), a luz azul desses aparelhos interfere com a capacidade de adormecer – basicamente porque nosso organismo acha que é dia.

3. Travesseiros são aliados

Em vez de dormir com vários travesseiros debaixo da cabeça (e colaborar com a dor nas costas), espalhe-os! Vale ‘abraçar’ um travesseiro, colocar uma almofada entre os joelhos e até sobre a barriga – deixe o seu corpo mais confortável.

4. Faça exercícios durante o dia

Exercícios têm vários benefícios – dois deles são dormir mais rápido e por mais tempo! Mas a dica é fazê-los durante o dia e não em um horário próximo à hora da cama.

5. Ajuste a sua posição

O seu corpo reage diferente à posição na qual você vai dormir. Saiba qual é a melhor posição aqui e evite dores e desconfortos. Algumas dicas:

Dor nos ombros  Evite dormir pressionando o ombro dolorido e, se possível, durma de costas. Mas caso queira deitar de lado, abrace um travesseiro bem grande para descansar a área machucada.

Dor nas costas Para quando estiver com dor nas costas, recomendam-se três posições:

De costas, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos ou uma toalha dobrada na altura da lombar para manter a curva natural do corpo. Especialistas garantem que essa é a melhor opção neste caso;

De lado, procure uma posição próxima da fetal. Coloque um travesseiro entre os joelhos. Essa maneira de descansar pode ser boa também para o abdômen e para os próprios joelhos.

De barriga para baixo não é a posição ideal para as costas e pescoço, mas médicos sugerem que você deixe uma elevação na área próxima à barriga.

Refluxos-Para agir contra os refluxos, médicos recomendam dormir de barriga para cima, elevando o máximo possível a região da cabeça com outros travesseiros.

Dor de cabeça- Contra dores de cabeça, é recomendado dormir de lado com um travesseiro alto alinhado com o ombro, ou deitar de barriga para baixo com um travesseiro bem baixo.

Apneia e o ronco- Para não ocupar as suas vias aéreas – que geram o ronco – especialistas sugerem dormir de lado ou com a barriga para baixo.

Dor no pescoço- Evite dormir de barriga para baixo e tente deixar o seu pescoço em uma posição neutra. Se aliada com o nivelamento do pescoço com a coluna, dormir de costas pode ser a melhor opção.

Fontes indicadas: Galileu 1,2

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS