40 coisas que eu quero dizer aos meus filhos enquanto eu sei que eles me ouvem

“As crianças devem ser ensinadas a pensar, não o que
pensar.” Margaret Mead

 

Hoje faz sete semanal que Angel deu à luz o nosso filho Mac. A experiência foi milagrosa. Como todos os pais podem atestar, o milagre do parto assume um significado totalmente novo quando é seu filho próprio filho que chega ao mundo. É uma daquelas experiências de vida que você não pode compreender completamente até que você passe por ela.

De qualquer forma, eu acordei esta manhã pensando sobre toda a experiência, e dois pensamentos imediatamente me vieram à mente:

  • Como Angel e eu de repente nos tornamos pais?
  • Há tantas coisas que eu quero dizer a Mac – o mais rápido possível, antes que ele vá para a escola com seus amigos e se torne “legal demais” para nos ouvir. E antes de Angel e eu migremos da posição de “mamãe e papai sabem mais” para “minha mãe meu pai nunca me entendem.”

Assim, em nenhuma ordem particular, aqui estão 40 coisas que eu pretendo dizer a ele (e sua irmã ou irmão quando eles chegarem):

1. Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença. 

Não baseie sua atitude em como as coisas são. Escolha a sua atitude baseado no que você acredita e em que você deseja. Frustração e estresse são consequências da maneira como você responde e reage ao que acontece, não a circunstância em si.Ajuste sua atitude, e a frustração e o estresse desaparecerão.

2. O que você experimenta começa com a sua percepção. 

Na maioria dos casos nada está prende você além de seus próprios pensamentos sobre si mesmo e sobre “como a vida é.” Sua percepção cria suas crenças, suas crenças criam seus comportamentos e seus comportamentos produzem a sua experiência.

3. Deixe de lado a necessidade de se queixar da vida.

 Aproveite a beleza da vida e diminua o sentido de obrigatoriedade das coisas que faz. Muitas das coisas de que nos queixamos são coisas que os outros gostariam de ter a chance de fazer.

4. Positividade sempre compensa.

Seus pensamentos não terminam quando você termina de pensar deles. Eles continuam a ecoar através de sua vida. Escolha-os sabiamente e intencionalmente. Seja escandalosa e exageradamente positivo. Seja engraçado e criativo e alegre, tudo ao mesmo tempo. Sorria sempre que possível. Um sorriso realmente muda a vibração do seu corpo. Ele altera, fisiologicamente, a química do seu ser. 

5. Negatividade só encurta sua vida. 

Antes de desperdiçar a sua vida sentindo raiva, ressentimento, rancor ou inveja, sempre pense no quanto o seu tempo é precioso e insubstituível.

6. A preocupação é o maior inimigo do momento presente.

Estar preocupado não ajuda em nada, mas rouba a sua alegria e o mantém muito ocupado fazendo “absolutamente nada”. Quando você gasta seu tempo com preocupações, você está simplesmente usando sua imaginação para criar coisas que você não quer.

7. Não fuja das coisas; corra em direção a elas. 

A melhor maneira de afastar-se de algo negativo é mover-se  em direção a algo positivo.

8. Nada é tão ruim quanto parece. Nada. 

Há um benefício e uma benção escondida nas dobras de cada experiência que vivemos.

9. Gratidão ajuda em todas as situações. 

Como você pode transformar o sofrimento em alegria e ter paz? GRATIDÃO. Comece a ser grato por todos os problemas que você não tem.

10. Tudo está caindo junto perfeitamente, embora parece que algumas coisas estão caindo aos pedaços.

Confie no fluxo da vida. Felicidade é permitir-se aceitar as coisas como elas são e não se preocupar com o que não existe.  Quando a vida estiver “caindo aos pedaços”, lembre-se que essa queda pode ser a base de uma futura reconstrução com alicerces muito mais fortes e seguros.

11. A mudança é necessária.

A mudança é o processo da própria vida. Na verdade, tudo está mudando a cada segundo de nossas vidas. Seja boa ou ruim a situação que você vive agora, isso vai mudar. Isso é uma coisa que você pode contar. Por isso, nunca assuma que você está preso com a forma como as coisas são.  A vida muda, assim como você.   Tome um ar fresco, lembre-se que passado está muito longe e concentre-se no que você pode fazer, não no que você poderia ter ou deveria ter feito.

12. Você é capaz de lidar com muito mais do que você pensa. 

Aceite cada momento, sem julgamento ou ansiedade. Lembre-se que tudo está bem, e que você pode lidar com isso.

13. Se você está com problemas, isso pode ser bom

Ter problemas significa que você está fazendo progresso. As únicas pessoas sem problemas são aquelas que não fazem nada.

14. Você pode gastar  tanta energia desperdiçando seu tempo quanto para usá-lo com sabedoria.

 É muito melhor estar exausto de muito esforço direcionado ao aprendizado do que estar cansado de não fazer absolutamente nada.

15. Há uma grande diferença entre estar ocupado e ser produtivo.

 Não confunda movimento e progresso. Um cavalo de balanço continua se movendo, mas nunca faz qualquer progresso.

16. Você não pode alcançar ao menos que tente.

 Tudo o que você conquista é resultado de algo que você fez. Tudo! Faça uma tentativa. O caminho entre o querer e o ter está no fazer.

17. A coisa certa e a coisa fácil raramente são a mesma coisa. 

Faça o que importa, e não apenas o que é conveniente. Quando somos confrontados com uma escolha, escolha o caminho que fortalece você. Escolha aprender, escolha crescer, escolha tornar-se mais plenamente quem você é.

18. Você não pode ser o seu melhor, sem primeiro ser você mesmo.

Tome um momento para fazer uma pausa e lembre-se que quem você é e o que você representa.Tire um momento para refletir sobre as ideias e os princípios que tem.

19. O trabalho significativo é importante. 

 Você está no seu melhor quando está se movendo em direção a um objetivo significativo, positivo e ambicioso. Por isso, nunca siga objetivos em que você está relutante em prosseguir. Encontre aqueles que irão mantê-lo acordado durante a noite com entusiasmo.

20. Sempre realinhar-se com as suas mais altas prioridades. 

– Se você está sendo puxado em todas as direções por forças que estão além de seu controle, tente tirar um tempo para realinhar-se com o que você mais valoriza na vida. O que é importante em sua vida é o que você decidir, e esta decisão deverá ser tomada por você.  

21. Defina seus mais altos objetivos.

Faça de seus sonhos algo grande e emocionante.  Seus sonhos sempre te impulsionarão para frente. Tudo o que é fora do seu alcance neste momento não precisa ficar fora do seu alcance para sempre. Continue.

22. Milagres acontecem todos os dias. 

Se pensarmos que os milagres são eventos cotidianos, vamos esperar que eles. E esperar um milagre é o caminho certo para obter um. Tudo começa pelo milagre da vida!

23. Se você vai fazer algo, faça-o com entusiasmo e devoção.

Não se apegue a nada … na vida. no amor ou nos negócios. Todas as manhãs, pergunte-se o que é realmente importante e, em seguida, tenha a coragem de construir o seu dia em torno de sua resposta.

24. Esforço concentrado sempre dará resultados. 

O que você investir em esforço nunca será desperdiçado. Quando o esforço é focado e sincero ele sempre traz algo de valor – um resultado que lhe ensinará qual o próximo passo a ser tomado.

25. O que você é capaz de alcançar é fortemente baseado em quanto você quis  conseguir.

Quando algo é suficientemente importante para você, então você pode fazê-lo. Quando você está disposto e comprometido , as chances de conseguir o que quer são infinitamente maiores.

26. Você sempre pode dar um  pequeno passo na direção de seus sonhos. 

Não há absolutamente nada sobre sua situação atual que o impeça de seguir seus sonhos, um passo de cada vez. Use cada retrocesso, cada desapontamento, como uma sugestão para seguir em frente com mais determinação do que nunca.

27. Reserve um tempo para celebrar o seu progresso, pelo menos uma vez por mês. 

Olhe o quão longe você já chegou. Você tem feito progressos. E agora, imagine o quão longe você pode ir.

28. Opiniões de outras pessoas não tem que ser a sua realidade.

Deixe as opiniões dos outros o informem, não deixe que elas o limitem. Aprenda a valorizar a si mesmo e o que você representa. Permita-se ser você mesmo. Se você não quer que o mundo diga o que você deve querer, tenha a coragem de dizer isso.

29. Quebre as regras, às vezes. 

Não quebre a lei, mas quebre as regras.Se tudo o que você está fazendo é seguir as regras de outra pessoa, então você não tem crescido, tem apenas obedecido.

30. Você sozinho deve começar a escolher o que te interessa e o que não funciona. 

O significado de tudo em sua vida é o que significa que você dá.

31. Ouça a sua intuição. 

Quando algo faz com que você se sinta bem, isso significa que aquilo é certo para você. Quando algo parece errado, isso significa que é errado para você. Preste atenção aos seus sentimentos autênticos e siga na direção onde eles o levam.

32. Abrace suas próprias intenções.

Porque uma vez que você aceita suas falhas, ninguém pode usá-los contra você.

33. Cada erro é um passo a frente.

Você não pode desfazer um erro; você só pode tomar uma decisão que vai ser a sua melhor etapa seguinte.

34. Cada dia é uma folha em branco.

Não ouse desistir de hoje por causa da maneira como as coisas pareciam ontem. Nem sequer pense sobre isso. Cada dia é um novo dia para tentar novamente.

35. Nenhum momento é desperdiçado quando você vive com presença e propósito. 

Valorize e aprecie a viagem, mesmo quando aconteçam desvios ao longo do caminho.  A partir da apreciação genuína desses pequenos momentos virá uma vida notável.

36. Trate todos, principalmente a si mesmo, com bondade e respeito. 

Trate-se como a pessoa mais importante no mundo, e trate aos outros como você se trata. Não perca uma única possibilidade – não perca uma única oportunidade – para dizer as pessoas como elas são maravilhosas, como elas são lindas por dentro e por fora. Viva de modo que as pessoas apreciem a sua presença quando estão com você, e continuem o apreciando quando estão longe de você.

37. Aceite as desculpas importantes que você nunca recebeu.

Se você ama alguém e você quer perdoar,alivie-os da necessidade de se desculpar com você. Liberte-se da mágoa e siga em frente.

38. O verdadeiro amor é a liberdade. 

O amor deixa ir. Deixe de lado a expectativa, deixe os requisitos, as regras e os regulamentos sociais. O dom do amor puro permite que você aceite os outros sem condições, concedendo-lhes liberdade para fazer suas próprias escolhas.

39. Todo mundo que você encontra pode lhe ensinar algo importante. 

Na verdade, as pessoas que são as mais difíceis de tratar também podem ser professores valiosos. A tolerância é um grande ingrediente no caminho da maturidade e da aceitação.

40. Não importa o quanto você sabe, sempre existirão muito mais coisas que você não sabe.

– Em quase todas as situações, tenha sempre um pouco mais de disposição para reconhecer que pode haver algo que você não sabe e que pode mudar tudo.Vá a algum lugar novo, veja coisas diferentes e inúmeras oportunidades aparecerão de repente. Mantenha a mente aberta.

Acima de tudo, acho que a melhor coisa que podemos fazer por nossos filhos na medida em que eles crescem é permitir que eles façam as coisas por si mesmos, permitir que seja fortes e responsáveis, permitir que tenha a  liberdade de experimentar as coisas em seus próprios termos, permitir que eles sejam pessoas melhores, permitir que acreditem mais em si mesmos.

***

Via Marc and Angel Hack Life

Traduzido e adaptado por Josie Conti

Do original 40 Things I Want to Tell My Kids Before They’re Too Cool to Listen

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS