4 Poderosas Frases de Amor de um Mestre Zen para relacionamentos

Com sua fala extremamente simples e poderosa, Hanh é entrevistado pela apresentadora Oprah Winfrey, em seu programa sobre amor.

Hanh nos traz luz a 4 frases poderosas, mantras, sobre o amor e a forma de expressá-lo. Inicialmente, podemos pensar como um monge celibatário pode nos dar uma dica de como melhorar o nosso relacionamento amoroso, mas logo percebemos, com espanto, um conhecimento sutil e profundo revelado em sua fala.

4 Mantras de amor por Thich Nhat Hanh:

1 – Eu estou aqui por você.

Esse mantra afirma e oferece a nossa presença para a pessoa que amamos. Pense: qual a melhor forma de demonstrar amor do que estar disponível ali, naquele momento, para uma pessoa? São tantas PRÉocupações e distrações que, muitas vezes, não estamos 100% com o outro. Contas a pagar, trabalhos para fazer, planos para depois, lugares para ir, notificações no celular para olhar, e-mails chegando, pensamentos e pensamentos que nos tiram a presença total no momento. Reconhecer isso e oferecer a sua presença é dizer ao outro que ele é importante, e esse é o segundo mantra.

2 – Eu te enxergo, eu sei que você está aí.

Esse mantra está relacionado profundamente ao outro. Não basta só olhá-lo; antes de mais nada, é preciso enxergá-lo em essência. Reconhecer o grande Ser Humano e Ser de amor que o outro é. É conhecer a sua existência. Hanh ainda complementa o mantra com: “e estou muito feliz”, demonstrando ao outro o quão boa é a sua presença.

3 – Eu sei que você está sofrendo. É por isso que eu estou aqui para você.

Esse mantra pode ser usado quando vemos que o outro está em um momento de dor. Neste caso, é você novamente que reconhece o outro, a situação por que ele está passando e oferece a sua presença antes de qualquer ato de ajuda. Trata-se de utilizar o seu poder de compaixão.

4 – Eu sofro. Eu estou tentando o meu melhor; por favor, ajude-me.

Esse mantra é usado numa situação em que você sente dor por algo que a pessoa que ama fez. Hanh diz que, ao invés de nos recolhermos e entrarmos na nossa caverna, que nós reconheçamos esse nosso momento e nos expressemos ao outro, ao mesmo tempo em que o convidamos a ajudar. Devemos deixar claro essa nossa dor, confessar que queremos sempre fazer o melhor, embora muitas vezes não consigamos, e, por último, oferecer ao outro um espaço para que o melhor sempre aconteça. Esse é o espaço do aprendizado, do amor e da compaixão. Esse mantra tem o poder de reduzir a sua dor.

Esses mantras devem ser usados sempre com amor, pois são fórmulas para trazê-lo ao momento presente e melhorar a nossa relação com as pessoas que amamos. Essas frases poderosas podem ser usadas pessoalmente, olhando nos olhos do outro, e, quando não for possível, por telefone, whatsapp, e-mail, Messenger.

Mantras originais:

Querida, você sabe? Eu estou aqui por você.
Querida, eu sei que você está aí e estou muito feliz.
Querida, eu sei que você está sofrendo. É por isso que eu estou aqui para você.
Querida, eu sofro. Eu estou tentando o meu melhor para praticar; por favor, ajude-me…
O vídeo da entrevista pode ser encontrado no Youtube, no link abaixo.

 

Obs.: Para legenda em português, clique no ícone [CC] e depois clique no ícone de Configurações, selecione Auto-translate e na opção Portuguese.

Grande paz e amor a todos! ? ? ?






Engenheiro de Formação, que largou o mundo corporativo para seguir o sonho de ser professor na área. Filósofo, escritor e poeta de coração. Atualmente desenvolvendo o hábito de ser blogueiro. Possui formação em coaching e se interessa sobre assuntos de desenvolvimento pessoal, relacionamentos, meditação, espiritualidade e demais explicações sobre o que vemos e sentimos.