3 ações práticas que ajudam a evitar a insônia

Saber a importância de suas tarefas e organizar seus afazeres evitará que a insônia faça parte de sua vida.

Acontecimentos têm provocado fortes choques emocionais que resultam em distúrbios psicorreativos  (reações psíquicas aos acontecimentos, experiências ou pensamentos).

Realmente, o dia a dia destes tempos modernos está repleto de fatos e notícias que deixam qualquer um desconcertado.

Além disso, há o excesso de sensações, a supervalorização da rapidez e da atividade e a negligência da afetividade.

E ainda, entra-se noite adentro, como meio de aumentar o rendimento do trabalho ou para dar conta da agenda sempre lotada.

E aí? Durma com um “barulho” desses, como se diz vulgarmente.

Para influenciar as causas e modificar o efeito destas no organismo, seria prudente, pensar em cultivar um estado fisiológico que reaja de forma diferente frente aos estímulos externos.

Mesmo porque o mundo não vai mudar porque você tem problemas com o sono.

Cito aqui as três principais causas aparentes dos distúrbios do sono por reações psíquicas:

1 – Tarefas não executadas.

2 – Problemas não resolvidos ou que a solução não foi satisfatória.

3 – Sentimentos de culpa

O bom é que sempre há uma solução e se não se encontra a solução, solucionado está. Você não acha?

Então por que se preocupar?

A solução para qualquer problema fica mais próxima quando se pensa numa conduta preventiva e depois corretiva.

Então, para começar a mudar o curso das coisas, faça assim.

a) Classifique as tarefas, não executadas, em importantes e urgentes.

Aqui vou te dar uma dica única. Fuja das urgentes. Foque nas importantes.

Sabe por que? Porque assim você vai acabar com as urgentes, sabia?  Normalmente, as urgentes acontecem porque não se deu a devida atenção às importantes.

b) Se você souber classificar o que é importante ou urgente, muitos problemas vão se resolver por si só e como disse acima, se não tiver solução, solucionado está. Então deixa pra lá. Bola pra frente.

c) E como consequência , os sentimentos de culpa vão diminuir…

Viu? Uma coisa leva a outra. Tudo na vida é assim. Evitar os problemas é vida que se ganha.

Tarefa de casa: Vá lá ao seu relatório (se não fez, comece hoje a fazê-lo) e adicione no item “Como é seu dia desde que levanta” a relação das tarefas pendentes,  as mais chatas e as que sempre te preocupam mais.

Depois fixe um tempo “X” para achar meios de realizar aquela tarefa da melhor forma. É uma coisa de cada vez. Pense que essa é “a única coisa” que te preocupa e você vai resolver.

Já chega! Ter em mente muitas coisas ao mesmo tempo perturba a mente e aí fica mais difícil encontrar a solução e o sono não vem.

E tem mais, conforme você vai fazendo anotações surgirão ideias e você vai ter a chance única de avaliar a importância daquilo para seu trabalho e sua vida.

Não adianta, tem que pausar e por no papel. Na vida não há espaço para realizar tudo aquilo que você está sendo estimulado a fazer.

Como disse no inicio deste post, as pessoas estão sendo levadas a ter sensações em excesso, o que leva ao desequilíbrio. Campo fértil para a insônia e outros problemas do sono.

Organize-se e verá que tem coisas que podem ser dispensadas, sem qualquer prejuízo.

Fique com meu abraço carinhoso

Reprodução autorizada para a CONTI outra.

Terezinha Gnoatto

2cb41c6e37d5848e335ec3a4900bee77Uma experiência pessoal sobre o Sono, no inicio de sua carreira corporativa, a levou a pesquisar intensamente o tema e, desvendou conhecimentos incríveis. Desligou-se do mundo corporativo e dedicou-se a projetos para ajudar pessoas a cuidar da própria saúde e bem estar. Fundou a escola do sono como um guia para transformar vidas, um espaço para aprender aquilo que faz bem, com base nas perfeitas leis da natureza.

Para saber mais sobre o tema conheça também o site Escola do Sono

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS