15 verdades que você precisa saber se ama (ou é) uma pessoa sensitiva

Como amar um sensitivo? Deixe-me dizer as maneiras: feroz, honesta e complemente.

Nós não vemos o amor parcialmente e se optarmos por abrir a nossa alma a você, prepare-se: você será surpreendido. É intenso, poderoso, caótico e algumas vezes difícil lidar conosco, mas somos verdadeiros. Sensitivos não sabem amar de outra maneira.

Um sensitivo é alguém que capta de modo intenso os humores e as energias: emoções de pessoas, situações e seu ambiente a ponto de, muitas vezes, deixar que essas emoções se confundam com as dele próprio. Ele também tem algumas habilidades psíquicas que lhe conferem conhecimentos “sem prova” aparente. Suas emoções são profundas, e saiba que o que se encontra abaixo da superfície é um mundo todo próprio.

Quando você está olhando para os olhos de um sensitivo que tenha aberto o seu coração para você, verá vulnerabilidade, honestidade, dano, dor, sonhos, felicidade, amor. Com emoções voando, pensamentos acelerados e ideias fluindo ininterruptamente: nem todo mundo está apto para amar alguém assim. Pode ser difícil, mas, para tornar as coisas um pouco mais fáceis, eu listei 15 (sim, 15!) maneiras para ajudar aqueles que nos amam.

1. Nós não podemos mudar, portanto, não espere por isso.

Nada fará com que um sensitivo se afaste mais do que uma tentativa de mudar a sua sensibilidade e habilidades empáticas. Sim, nós somos diferentes da maioria das pessoas que você conhece, mas e daí? Nós somos sensíveis. Somos intuitivos. Choramos. Vemos a beleza em tudo. Nós sentimos a dor dos outros. Não tente mudar-nos. Não vai funcionar e vamos nos fechar a você imediatamente.

2. O enjaulamento nos causará danos.

Somos como pássaros; temos de ser capazes de voar livremente para onde quer que as nossas emoções nos levem. Haverá voos altos e baixos, além dos intermediários. Encarcerar-nos é como cortar nossas asas. Caso permitamos que nos controlem, perdemos a luz que guia nosso caminho. Se isso acontecer, vamos nos desligar da pessoa amada e o amor que temos para dar ficará escondido no local mais profundo dentro de nós.

3. Tempo sozinho é inegociável.

Sensitivos precisam re-energizar-se em um espaço que lhes seja próprio. Eles precisam de tempo para ficar sozinhos. Pode ser cansativo sempre sentir a energia das pessoas que nos cercam. Por favor, não fique bravo ou aborrecido quando precisamos nos reabastecer. Isso não significa que não amamos. Isso significa que precisamos aquietar a mente e mudar a nossa energia. Voltaremos mais felizes do que antes, eu prometo.

4. Escute com seriedade o que dissermos.

Sensitivos são pessoas extremamente criativas. Há sempre uma próxima ideia que está surgindo em sua cabeça, ouça-os. É preciso levar essa ideia a sério. Acreditar nelas, mesmo que soem como loucura. Sensitivos, sem dúvida mais do que ninguém, têm a capacidade de mudar verdadeiramente o mundo. É preciso ouvi-los quando eles abrem as suas almas. Ali, no meio do seu entusiamo, onde as suas palavras ficam meio confusas, algo surpreendente está pronto para ser criado.

5. A solidariedade faz com que estejamos sempre abertos.

Nós sabemos que somos diferentes, isso não é novo para nós. Sabemos que a nossa forma de ver a vida não faz sentido para um monte de pessoas não-empáticas. Sabemos também que há um mundo inteiro de pessoas lá fora, tentando nos mudar. Se você quiser nos amar, apoie-nos. Acredite em nós. Isso realmente nos ajuda a nos sentirmos seguros o suficiente para ser um pouco mais abertos do que somos.

6. Nossa intuição é geralmente local.

Ao contrário da crença popular, nós realmente sabemos do que estamos falando. Somos sensitivos, lembra? Sentimo-nos em tudo. Então, quando temos um bom sentimento sobre algo, confie em nós. Quando temos um mau pressentimento sobre algo, confie em nós. Quando decidirmos correr atrás de um sonho, porque ele fala aos nossos corações, confie em nós. Quando dissermos que alguém está mentindo, confie em nós. Para uma pessoa não-sensitiva eu entendo que isso possa parecer que se está “colocando um monte de fé cega em alguém”, mas confie em mim, é impossível estabelecer uma relação com um sensitivo sem confiar minimamente em sua intuição.

7. Seja honesto; desonestidade nos destrói.

A maioria das pessoas acha que, para relacionar-se com um sensitivo, revestir tudo com açúcar é o melhor caminho a percorrer. Vou dizer-lhe com 100% de certeza: ser honesto é a única maneira de relacionar-se com um sensitivo. A intensidade com que sentimos a dor da traição após abrirmos as nossas almas para esse alguém é algo que vai levar muito tempo para amenizar-se. Não ser sincero pode, e muito provavelmente irá arruinar seu relacionamento.

8. Não competir com o amor que destinamos aos nossos animais.

A maioria, não todos, mas a maioria dos sensitivos se sente incrivelmente conectado a animais e tem um ou dois (ou sete) amigos peludos e muito amados. Quando eu digo conectado o que eu realmente quero dizer é que eles fariam qualquer coisa por eles. Alguns dias você vai sentir como se estivesse em segundo lugar. O amor que sentem por seus animais de estimação é diferente do amor que sentem por você, não tente competir… Não tente.

9. Nós precisamos de você para nos fazer rir.

Alguns dias nós precisamos de alguém para nos tirar de nossas mentes que giram sem parar e nos lembrar o que é parar e rir até a barriga doer, como as crianças o fazem. Para viver o momento e não ser tão sério o tempo todo. Precisamos de alguém para empurrar o botão de pausa por um momento e deixar-nos saber que está tudo bem, vamos apenas nos divertir.

10. Nunca desistiremos de algumas coisas.

Há coisas neste mundo que falam de forma tão clara e diretamente aos nossos corações que sentimos como se fosse uma extensão de nós mesmos. Isso pode parecer dramático, mas é quase como se nós não existíssemos sem aquilo. Pode ser a música, a pintura, a fotografia, o trabalho para uma organização sem fins lucrativos, alimentando os desabrigados. É amor e paixão. Algumas das pessoas mais apaixonadas do mundo são sensitivas. Se perdermos a nossa paixão, nós nos perdemos. Por favor, não peça que desistamos de algo que faz o nosso coração melhor.

11. Nossos corações se partem diariamente.

É impressionante ser um empata. Nossos corações se quebram facilmente. Uma notícia, uma imagem tem sobre nós um poder devastador. Nessa hora, vamos chorar. Não queremos perguntas ou conselhos, apenas que aceitem que os nossos corações estão sentido o peso do mundo e que precisamos gritar para que esta dor seja colocada para fora.

12. Entenda que amamos com grande intensidade.

Não é nenhuma surpresa que, quando você se sente profundamente ligado a quase tudo, você ama com grande intensidade. Nós vivemos realmente em unidade com o nosso meio! Então, quando amamos alguém, nós nos sentimos um com essa pessoa e o nosso amor é intenso. É poderoso.

13. Aceite as nossas capacidades de sentir o mundo que nos rodeia.

Zombar da nossa sensibilidade é algo sério. Julgar, ridicularizar e menosprezar quem verdadeiramente somos é um mal gravíssimo. Agir como se a sensitividade fosse algo a ser superado é um beijo da morte quando você se relaciona com um empata.Temos uma capacidade única de ver e sentir o mundo de forma diferente. Não nos julgue, por favor.

14. Não lance sua insegurança sobre nós.

É preciso ser uma pessoa muito segura para realmente amar um sensitivo. Sentir-se como os outros se sentem não é uma escolha. Ela até pode permitir que você corte temporariamente as suas asas, mas você perderá a parte mais bonita da viagem-relacionamento. A beleza mais surpreendente de um sensitivo acontece quando as suas asas estão em movimento.

15. Se for demais, por favor, deixe graciosamente.

Talvez você tenha se encontrado com um sensitivo no momento errado. Talvez não fosse para ser para sempre ou isso seja demais para você agora. Se é dessa maneira, amar é deixá-lo graciosamente. Não tente engaiola-lo ou colocá-lo para baixo para fazê-lo se sentir inseguro sobre quem ele é. Amá-lo também é despedir-se com respeito e honestidade. O sensitivo vai agradecer, com carinho, a gentileza.

Se você tem a chance de amar um sensitivo, você tem sorte. Não vai ser sempre fácil, mas definitivamente vai valer a pena.

Traduzido e adaptado do original 15 Things To Remember If You Love An Empath exclusivamente para o CONTI outra.

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS