10 verdades sobre o Alzheimer que precisam ser encaradas

A página do Facebook Cuidador de Idosos, gerida e com as publicações do médico geriatra  Dr. Márcio Borges, constantemente publica artigos de extrema importância prática e social.

Hoje, além de reiterar a indicação para que os leitores visitem e curtam a página, apresento um texto selecionado de uma das postagens da página.

A autoria é do próprio Dr. Márcio Borges.


10 verdades sobre o Alzheimer


1-Temos 1 milhão e meio de pessoas idosas com Alzheimer no Brasil.

2-Cada pessoa idosa com Alzheimer carrega junto mais 3 familiares que cuidam e estão severamente afetados pela doença. Perto de 6 milhões de brasileiros são diretamente afetados pelo Alzheimer!

3-A cada 5 minutos é feito um novo diagnóstico de Alzheimer no Brasil!

4-A cada dia, perto de 300 novos casos de Alzheimer são diagnosticados no Brasil. 9 mil por mês… 100 mil por ano!

5-Não existe pessoa mais estigmatizada, mais desamparada pela sociedade que a pessoa idosa com Alzheimer. No Brasil, é considerado cidadão de segunda classe pelos nossos gestores e políticos.

6-O Estatuto do Idoso declara no seu artigo terceiro que é OBRIGAÇÃO do Governo Brasileiro, dos governadores e dos prefeitos, JUNTAMENTE, com as famílias, o amparo e o cuidado com os idoso brasileiros. SÓ AS FAMÍLIAS CUMPREM O SEU PAPEL. Nossos governantes…NECA!

7-Apesar da doença de Alzheimer não ter cura, nossas famílias afetadas têm o direito de receber treinamento e capacitação para cuidar melhor de seus queridos idosos familiares. Nossos governantes…NECA!

8-Há evidente descaso dos gestores de saúde do Brasil, em relação às pessoas idosas com Alzheimer. Nossos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas e demais profissionais de saúde NÃO RECEBEM CAPACITAÇÃO sobre Alzheimer. Muitos destes profissionais, inclusive, não sabem trabalhar com esta doença e pouco se importam com pessoas idosas com Alzheimer.

9-A doença de Alzheimer já é considerada em todos os países do mundo com A GRANDE EPIDEMIA DO SÉCULO XXI. Daqui a 20 anos, no Brasil, teremos certamente mais de 4 milhões de idosos com Alzheimer! Mais de 12 milhões de brasileiros familiares serão afetados! O Brasil não enxerga a gravidade da situação presente e futura do drama de milhões de famílias brasileiras!

10- Alzheimer não é doença somente da pessoa idosa, é doença que afeta toda a família!

Você achou esse conteúdo relevante? Compartilhe!

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS