10 livros essenciais para a biblioteca do seu filho

É através do exemplo e do estímulo que desenvolvemos nas crianças um dos melhores hábitos que elas podem ter: o da leitura.

Seja através de momentos compartilhados como a leitura antes de domir, de visitas à bibliotecas, do “ler” perto da criança ou mesmo da disponibilização de conteúdos de qualidade com fácil acesso dentro de cada. Gradativamente a criança perceberá que nas folhas de papel escondem-se outros mundos para explorar e que o universo de um leitor pode ser infinitamente mais encantado.

Abaixo, uma seleção que a Livraria Cultura disponibilizou. Nela, encontramos 10 dos livros mais indicados para uma biblioteca infantil.

O Pequeno Príncipe para Crianças

42876749

Nesta edição especial, um dos clássicos juvenis mais lidos de todos os tempos ganha uma versão voltada para os leitores mais novos, em um formato mais apropriado para essa faixa etária e com menos páginas. Preservando as aquarelas do autor e os aspectos mais importantes da narrativa original, ‘O Pequeno Príncipe para crianças’ é a forma ideal de apresentar esta história inesquecível às novas gerações. Encontre aqui.

Menina bonita do laço de fita

15016154

O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor. Encontre aqui.

Chapeuzinho amarelo

83582

Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, ‘o lobo’, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo. Encontre aqui.

Até as princesas soltam pum

11023744 (1)

Esta obra conta a história do dia em que o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia. O livro convida os pequenos leitores a descobrirem que segredo é este. Encontre aqui.

A primavera da lagarta

29086000

Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira, os bichos da floresta resolveram fazer uma festa. Mas, na verdade, a festa era um comício do sr. camaleão. Todos protestavam contra a feiura da lagarta. Só não contavam com a sabedoria da mãe-natureza que na primavera espalha sua beleza. Encontre aqui.

Festa no céu

3147379

O assunto em alta era a festa no céu, na qual só entrariam os animais que voassem. Os outros bichos ficaram revoltados, especialmente o jabuti. Ele não desistiu – foi de carona com a garça. Não tendo como voltar, entrou escondido na viola do urubu que, em pleno vôo, se livrou do peso do intruso. O jabuti se esborrachou nas pedras. Cada pedaço do casco foi colado pelos anjos. E não houve mais festa no céu. Encontre aqui.

A colcha de retalhos

15013363 (1)

Felipe gostava muito de ir à casa da vovó. Além dos bolos e doces deliciosos que preparava, ela era uma ótima contadora de histórias. Um belo dia, enquanto o neto a ajudava a fazer uma nova colcha, em meio a retalhos coloridos, desenhados e cheios de história, os dois foram reunindo e costurando lembranças juntos. A partir desse dia, Felipe passou a compreender algo até então desconhecido para ele- o sentido da saudade. Encontre aqui. 

Onde vivem os monstros

42690683

O garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro, navega pelo oceano, por dias, semanas, meses, até chegar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa e daqueles que realmente o amam começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas. No livro de Sendak, os conflitos entre obediência e rebeldia são personificados em monstros enormes e cativantes. Trata-se de uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais. O autor reconstruiu, de forma imaginativa e sensível, os sentimentos e as emoções silenciados na infância. Em ‘Onde vivem os monstros’ podemos observar a relação que estabelece entre a realidade e o mundo imaginário dos monstros ao ver que as ilustrações aumentam e diminuem à medida em que Max – e o leitor – vão se embrenhando no lugar onde vivem os monstros. Encontre aqui.


Reinações de Narizinho

29944065

‘Reinações de Narizinho’ reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920.  O livro narra as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta Lúcia. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem deve transportar o leitor a viagens pelo mundo da fantasia. Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó. Emília, Narizinho e Pedrinho recebem a visita de personagens como Cinderela, Branca de Neve e Pequeno Polegar. Também chega ao Sítio o Peninha, garoto invisível que trouxe no bolso algo que mudou a rotina dos netos de Dona Benta, o incrível pó de pirlimpimpim. Com esse pó mágico a turma do Sítio viaja para o Mundo das Maravilhas. Lá eles podem conhecer os fabulistas Esopo e La Fontaine e resgatar o Burro Falante, que vai morar no Sítio. Encontre aqui.

A bolsa amarela

3117328

A Bolsa Amarela já se tornou um ‘clássico’ da literatura infantojuvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação- po si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ‘criança não tem vontade’- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Encontre aqui.

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS