10 filmes que valem cada minuto e provam que a amizade é a melhor coisa que existe

Amigo, esse lugar onde cabe o abraço demorado, as falas repetidas e o café sem pressa, o passeio das dores e silêncios, lugar do colo, das lágrimas e dos sorrisos…

  1. CONTA COMIGO

Quatro amigos ficam sabendo que um menino da idade deles foi procurar frutas nas matas e desapareceu, na pequena cidade de Castle Rock. Eles imaginam que seriam considerados heróis na cidade se descobrissem o corpo. Assim, partem para uma aventura que irá significar muito mais do que a glória precoce. O filme mostra os desafios da amizade, com revelações e obstáculos inesperados.

2. AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro da pista de dança. A luta entre apatia e entusiasmo o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo atordoante.

3. JÁ ESTOU COM SAUDADES

Jess (Drew Barrymore) e Milly (Toni Collette) são melhores amigas desde a infância. Enquanto Milly se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso, Jess decidiu levar uma vida pacata ao lado do marido Jago (Paddy Considine). Após se submeter a um tratamento, Jess enfim consegue engravidar. Mas a notícia vem justamente quando Milly descobre ter câncer de mama e precisa passar por quimioterapia, o que necessitará do apoio não apenas da amiga, mas de toda a família.

4. CENTRAL DO BRASIL

Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do Nordeste, à procura do pai. À medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando. Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

5. TOMATES VERDES FRITOS

Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em duas jovens Idgie (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker) que provoca a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Mas elas fazem um tomate frito que é reconhecido como uma iguaria por todos da região. Assim cativam até os mais hostis, como também a senhora Evelyn Couch, que ouve a história e a partir de então resolve mudar algumas coisas em sua vida.

6. TRUMAN

Julián recebe uma inesperada visita do amigo de infância Tomás, que mora no Canadá. Os dois, acompanhados do fiel cachorro de Julián, Truman, irão compaRtilhar momentos de muita emoção.

7. INTOCÁVEIS

Considerado um fenômeno mundial, ´Intocáveis´ traz a história de um aristocrata que contrata um jovem para ser o seu cuidador após um acidente de parapente, o que o deixou tetraplégico. O que era para ser um período experimental, acaba virando uma grande aventura. Amizade, companheirismo e confiança são os elementos que transformam esse filme tocante e inesquecível.

8. MINHAS TARDES COM MARGUERITTE

Este filme trata da história de Germain, um cinquentão quase analfabeto, e Margueritte, velhinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita versos em voz alta, dando a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte de sua vida. Margueritte está perdendo a visão e, pelo carinho e afeto que foram criados nessa relação, Germain buscará mostrar que poderá ler para ela.

9. O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Durante a Segunda Guerra Mundial, um oficial nazista (David Tewlis) é enviado para trabalhar em um campo de concentração e sua família se muda de Berlim para Auschwitz. Seu filho, Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, começa a se sentir muito sozinho na nova residência, até que conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto da mesma idade que fica do outro lado de uma cerca eletrificada, sempre vestindo um pijama listrado.

10. REINE SOBRE MIM

Charlie Fineman (Adam Sandler) perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem sucedido Alan Johnson (Don Cheadle), que também passa por problemas. Mesmo tendo família e emprego, muitas vezes Alan se sente bastante sozinho. Ao se ajudarem mutuamente, a vida de Charlie começa a melhorar bastante e o vínculo entre eles, perdido há algum tempo, volta a se fortalecer.

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



Teresa Gouvea

Psicóloga Clínica Especialista em Família pela PUC SP, especialista em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia SP.


COMENTÁRIOS