10 comportamentos tóxicos que você deve evitar na sua vida

Reconhecer a nossa humanidade é estarmos cientes de nossas qualidades e limitações, de nosso lado mágico e bom, mas também de nossos sentimentos mesquinhos e egoístas. Todos temos pensamentos que não são tão “nobres” quanto gostaríamos. Muitas vezes, entretanto, alguns de nossos pensamentos (e até comportamentos) podem passar do limite e nos trazer tristeza e mal estar: são os comportamentos tóxicos.

Tóxico é o nome genérico dos venenos, do que tem a propriedades de envenenar.

Você convive com essas “substâncias” o tempo todo: elas estão não só dentro de si, mas no seu trabalho, em eventos, na sua família. Comportamentos tóxicos são aqueles que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia.

Entretanto, como qualquer tipo de toxina, você precisa limitar sua exposição para se proteger e a melhor maneira de fazer isso é ter consciência de seus pensamentos e de seus comportamentos, dos seus objetivos e aspirações gerais de vida. Ou seja, não só como você se sente e pensa, mas como, onde e com quem você quer e deve estar.

Aumentando essa percepção, você pode evitar ao máximo possível os 10 comportamentos tóxicos listados abaixo.

1. Arrogância

Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre acham que sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.

2. Vitimização

Uma das piores pessoas que você pode ser ou encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. Elas olham para seus próprios erros e sempre encontram alguém para culpar. Elas nunca se responsabilizam pelas vidas delas.

3. Necessidade de controle

Pessoas com necessidade de controle acham que “sabem tudo”, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O problema é que enquanto você estiver rodeada por elas, você nunca terá chance de dar sua opinião ou ser escutado. Preste atenção se você não possui essa característica.

4. Inveja

Pessoas invejosas nunca estão felizes com o que têm assim como são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com os outros Elas acreditam que se alguma coisa benéfica tem que acontecer, deve ser com elas mesmas. São pessoas destinadas à infelicidade, uma vez que sempre terão metas acima do que serão capazes de atingir.

5. Mentiras

Mentirosos crônicos são perigosos porque você nunca saberá no que acreditar. Você não poderá contar com as promessas deles ou suas palavras. Eles mentirão para você sobre outras pessoas e sobre outras pessoas para você. E, uma grave característica de grandes mentirosos, é a teia de mentiras ser tão grande que eles mesmos acreditam nela e vivem uma total farsa.

6. Negatividade

Você provavelmente deve conhecer alguém que vive irritado, ressentido, desconfiado de tudo. Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida.

7. Ganância

Muito de nossa cultura nos guia para querer mais, alcançar mais, faturar mais. Até certo ponto isso é bom, mas se torna tóxico quando alguém quer tudo – o que é seu ou dos outros –, e o processo de conquistar essas coisas se torna mais importante do que até mesmo viver.

8. Julgamento

Há uma grande diferença entre julgar com base em dados objetivos e julgar apenas para criticar. Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas. Elas são péssimas ouvintes e comunicadoras.

9.  Fofocas

Pessoas fofoqueiras conversam sobre os outros sem distinguir o que é especulação e realidade. Isso é uma forma de elevá-las acima de suas inseguranças. Poucas coisas são mais destrutivas do que fofocas.

10. Falta de caráter

Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade –  trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer.

Lista adaptada do original 10 tipos de “pessoas tóxicas” que você deve evitar na sua vida

Você achou esse conteúdo relevante? Compartilhe!

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS