10 Coisas que não deve adiar

Max Lukominskyi, que colabora com o medium.com, escreve sobre o que não se deve adiar na vida – para evitar arrependimentos no futuro.

O que definitivamente não quer fazer no futuro é arrepender-se do passado. Especialmente se esses arrependimentos estiverem relacionados com oportunidades perdidas e tempo perdido.

O que não faltam são histórias de pessoas já nos seus 30 e 40 anos a falar sobre coisas que desejavam ter sabido ou feito antes.

Tendo lido essas histórias, tirei algumas conclusões para mim mesmo e gostaria de partilhá-las consigo. O objetivo deste artigo é desafiar a sua mentalidade e ansiedades atuais e ajudá-lo a compreender que coisas não deve adiar e que valores deve considerar prioritários agora mesmo.

Quando se tem 20 anos vive-se o período mais maravilhoso das nossas vidas, em que, por um lado, temos de enfrentar questões importantes pela primeira vez na nossa vida e por outro ainda temos bastante liberdade e muitas oportunidades para aproveitar.

Contudo, o principal desafio deste período de vida é fazer o menor número de erros graves possível enquanto se aproveita todas as oportunidades ao máximo. Até se pode ter falta de meios e dinheiro durante os 20 anos, mas isso deve ser compensado com coragem, curiosidade e por último mas não menos importante, o recurso mais importante.

O recurso que pode ser transformado em experiência. O recurso que pode ser transformado em competências. O recurso que pode ser transformado em conhecimento. O recurso que pode ser transformado em memórias inesquecíveis. O recurso que não se pode desperdiçar.

Este recurso é o tempo. Embora possa estar por vezes ocupado, certifique-se que o tem em excesso. Use este recurso sabiamente.

Tome uma atitude agora para não se vir a arrepender de oportunidades perdidas no futuro.

1. Expresse os seus sentimentos

amor

Aproveite todas as oportunidades para dizer coisas importantes às pessoas que ama. Não hesite em expressar os seus sentimentos e pensamentos. Não considere as pessoas na sua vida como garantidas. Vá ter com o seu/sua companheiro(a) e diga-lhe o quanto o valoriza.

2. Não deixe de aprender

A aquisição de novas competências é extremamente necessária no mundo contemporâneo – se não queremos ficar para trás. Continue a estudar especialmente depois de completar a universidade. Inscreva-se em cursos online, leia livros e artigos inteligentes, melhore as suas competências.

3. Passe tempo com a sua família

Certifique-se de que dedica tempo suficiente para estar com os seus entes mais próximos. Os membros da sua família são as pessoas mais valiosas da sua vida. Aproveite todas as oportunidades que tiver para conversar com os mesmos ou até para passar um fim-de-semana na sua companhia.

4. Viva experiências

moça

A idade jovem é também uma ótima altura para se viver experiências. Viva experiências na sua vida num sentido amplo. Mude de penteado, faça experiências com tecidos e sapatos, faça uma tatuagem. Experimente desportos ou profissões diferentes.


5. Faça exercício regularmente

Torne o fitness parte integrante da sua rotina. Mantenha-se em forma e cuide do seu corpo. Fazer exercício regularmente irá deixá-lo mais fresco, vigoroso e aberto a novos inícios. A vida começa num corpo saudável.

6. Passe tempo com quem mais gosta

Antes de mais nada: não mantenha relações quebradas durante anos. Não vale a pena. Seja audaz o suficiente para acabar com as mesmas. Deve dedicar o seu tempo a uma pessoa que ame genuinamente e com a qual se sinta bem.

7. Abra um negócio

negócio

Se já se imaginou no papel de empreendedor ou se simplesmente sonhou com a concretização das suas ideias, deve começar a agir agora! Ou daqui a um ano vai desejar ter começado hoje. Não caia na ideia errada de que a altura certa há-de chegar. Porque não vai. A altura certa é agora. Por isso, aja já!

8. Viaje Explore o mundo.

Desvende novos países e culturas para si mesmo. Viaje o máximo que puder. Até mesmo pequenas viagens locais contam. Não adie viagens para uma melhor altura – provavelmente essa altura nunca irá chegar.

9. Arrisque mais

Quando se é jovem ainda não se tem muito a perder. Seja um “tomador de riscos”. Não tenha medo de remar contra a maré e de correr riscos. Especialmente quando os riscos não são assim tão elevados.

10. Tome uma atitude

capa

Pensar apenas não o vai levar muito longe do sítio onde está. Mas as atitudes sim.

Sem atitude não há resultados. Não adie a realização dos seus sonhos e objetivos.

Quanto mais velho ficar menos motivação e energia terá para novos começos.

As suas ideias não servem para nada. Só as atitudes.

Não interessa o que pensa ou quantas ideias maravilhosas tem. A atitude é que interessa.

Quando perguntei a Jon Westenberg se alguma vez teve uma citação presa na cabeça, respondeu imediatamente que sim, que definitivamente teve uma. Essa mesma citação deixou-me também a pensar:

“Quando se é jovem, sente-se que a vida ainda não começou – essa “vida” está sempre agendada para começar na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano, depois das férias – seja quando for. Mas de repente é-se velho e a vida agendada nunca chegou a acontecer. Então dá-se por si a perguntar “Que coisa era aquela que eu estava a ter – aquele interlúdio – durante todo aquele tempo que tive?” — Douglas Coupland

Certifique-se de que usa o seu tempo sabiamente. Uma vez passado, fica perdido para sempre.

O tempo voa. Se quer evitar a horrível sensação de arrependimento no futuro, viva agora! Desfrute do tempo da sua vida. Siga os seus sonhos. Não se preocupe em crescer. Não crie motivos para arrependimentos. Viva!

FONTEInsider
COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS